Destination

Sejam bem-vindos a DestiNation!

Compartilhe:

Destination: HQ de Alessio Esteves e Lobo Loss é uma bela mistura de cyberpunk com faroeste (e uma pitadinha de magia). Ou seja, é aquela loucura que nós gostamos.

Gosto bastante da temática cyberpunk. Ela te dá infinitas possibilidades, tanto no visual quanto na narrativa. As histórias podem ser mais densas ou mais “leves”, sendo uma aventura mais divertida e menos dramática. Coloco “leve” entre aspas, pois se tem uma coisa que cyberpunk não tem o direito de negar é a violência. Nesse quesito as histórias nunca são leves. Pode até não haver violência gráfica, mas garanto que há histórias onde o seu cérebro recebe boas porradas.

No caso de DestiNation, existe sim uma dose de drama, mas o foco está na ação e na aventura. E que beleza de ação e aventura, meus amigos. A escolha por fazer histórias curtas, mas interligadas é um belo acerto narrativo. Algumas, inclusive, são focadas apenas na narrativa gráfica, sem balões, apenas a ação tomando conta das páginas, enquanto você devora quadro a quadro empolgado pra ver onde aquela pancadaria vai terminar.

O texto de Alessio Esteves e a arte de Lobo Loss combinam perfeitamente. A arte meio cartoon dá muita agilidade nas cenas de ação que envolvem muitos socos, pontapés e perseguições com cavalos cibernéticos. Por sinal, as cores marrons dão o ar de faroeste que a história precisa. E pois é, né? Me empolguei tanto que acabei atravessando meu próprio texto, esqueci completamente de falar sobre o que é DestiNation (perdoem esse humilde carinha que gosta de falar de gibis).

Voltando ao fio da meada, DestiNation é um Faroeste cyberpunk que também tem boas doses de magia. A história é sobre o misterioso mercenário Jeff Van Cypher, que está em busca de seu algoz, o Cyberxamã Don Juan. As histórias seguem Van Cypher recolhendo pequenas pistas sobre o paradeiro de Don Juan e, no desenrolar das histórias, vamos pegando pequenos fragmentos de seu passado e desvendando seu mistério.

Boa parte da trama se passa no velho oeste tecnológico, com os tradicionais Salons, mas temos momentos na cidade também. É legal que mesmo tudo sendo marrom, algumas cores aparecem vez ou outra. Como o próprio olho vermelho de Van Cypher (a lá Ciborgue dos Titãs) ou luzes de neon azuis e verdes. Outro ponto que quero destacar é a direção de arte em geral, como as propagandas que parecem entre as histórias ou cartazes de procurado.

O roteiro, como disse anteriormente, é leve e foca bastante na aventura, com um dialeto bem caipira e a falas tranquilas de compreensão. É o gibizinho pra sentar e se divertir, a leitura não cansa, pelo contrário, você fica querendo mais daquelas aventuras rápidas. E palmas, muitas palmas para as referências! Eu vi o que você fez com o Frank Moore e o Alan Miller, foi genial! (hahaha) Fora outras referências que vão de Akira a De Volta Para o Futuro.

DestiNation tem 2 volumes até o momento, o primeiro você pode encontrar na loja Ugra. Clicando AQUI. O segundo volume foi lançado durante a CCXP19 e você pode ver como foi a campanha no catarse AQUI.


Compartilhe: