Amor e respeito aos fãs. Essa foi a fórmula utilizada pela Nintendo para dar vida ao filme do Super Mario.
Desde o lançamento do primeiro trailer, Super Mario tem chamado a atenção do público, tamanha a fidelidade visual de seus personagens. A sensação nostálgica em ver um dos personagens mais carismáticos dos videogames é empolgante. Felizmente essa empolgação se manteve durante todo o filme.
Quando os irmãos, Mario e Luigi, começam seu próprio negócio como encanadores, eles encontram obstáculos como a falta de clientes e uma família desacreditada. Mas, ao ver sua cidade sendo alagada por uma tubulação que estourou, encontram a oportunidade de provar seu valor profissional. Ao descerem para o esgoto, são puxados por um tubo e transportados para outra dimensão. Em paralelo a esses acontecimentos, temos Bowser, Rei dos Koopas, finalmente pondo as mãos na estrela mágica, se tornando o ser mais poderoso do universo.
Adaptar Super Mario para uma animação foi a decisão mais acertada da Nintendo, as possibilidades narrativas e visuais são infinitas. Além disso, a jornada de Mario, um simples encanador, é empolgante. Desde o momento em que ele chega ao reino dos Cogumelos e se alia à Princesa Peach, temos alguém que quer salvar seu irmão e provar seu valor.
A história é divertida, com boas sequências de ação e aventura e doses precisas de nostalgia. Como não gostar de um filme assim? As cenas em que são praticamente um videogame 2d com Mario pulando de um lado para o outro ao som de sua trilha sonora clássica arrancaram sorrisos sinceros de todo mundo no cinema.
(E você não vai me convencer de que não sorriu. Eu sei, você sabe, todo mundo sabe, o sorriso tava lá que eu sei.)
Leia também: Quadrinhos Azedos – A reflexão nossa de cada dia
Inclusive, um sorriso bem sincero surgiu com a aparição de Donkey Kong, outro grande personagem da Nintendo que faz mais do que uma participação especial. Se a ideia é testar o personagem para um futuro filme solo acredito que esteja aprovado. Donkey Kong é carisma puro e a química com Mario é perfeita.
Na verdade, todas as interações entre personagens funcionam muito bem. Vou destacar aqui, obviamente, a relação entre Luigi e Mario, que, embora não tenham tanto tempo de tela juntos, formam uma grande dupla, com um sempre apoiando o outro. Sentimos aquele carinho e cumplicidade entre os irmãos todas as vezes que os vemos lado a lado, seja em diálogos mais densos ou em batalha.
Quanto ao vilão, Bowser é um adversário poderoso e consegue ser ameaçador, mas também arranca boas risadas com sua paixonite pela princesa Peach. Isso traz um equilíbrio muito divertido para sua vilanice.
Como podemos ver, Super Mario não tem nem um pingo de vergonha em ser quem é nos videogames e isso incluiu trazer para a tela grande elementos ainda mais clássicos de seu universo, como tijolos voadores e caixas de interrogação com surpresas. E como não poderia faltar, estão lá os cogumelos, flores de jogo entre outros poderes clássicos.
Super Mario foi feito com carinho e sob medida para os fãs e agrada tanto a velha guarda quanto as crianças. É impossível não se empolgar com o ritmo alucinante e todo aquele colorido embrulhado em um grande presente para você.
Super Mario Trailer:
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.