Considerado um dos maiores nomes do terror japonês atualmente, Junji Ito tem um estilo bastante peculiar e perturbador, um prato cheio para os fãs do terror gráfico.
Só quem é fã de mangás sabe a emoção de ver uma de suas histórias favoritas ser adaptada para um anime. Agora, os fãs do artista viverão novamente essa experiência, já que o mangaká ganhou uma nova série animada exclusiva na Netflix, que adapta 20 de suas histórias de grande sucesso para a telinha.
“Histórias Macabras do Japão” tem um título bastante convidativo. Principalmente para quem gosta de terror oriental, mas ainda não conhece Junji Ito. É um perfeito resumo do que suas histórias trazem: uma pegada de lenda japonesa de terror. É uma ótima maneira de conhecer Ito e alguns de seus personagens mais icônicos, como Tomie e Soichi, que marcam presença em alguns contos na série.
O anime é dividido em 12 episódios, que geralmente contam duas histórias cada um, uma mais longa, e outra curtinha, embora alguns tragam apenas uma.
A série não é nem um pouco cansativa, já que os episódios são rápidos e totalmente independentes uns dos outros, até mesmo as histórias dentro de um mesmo episódio. Isso pode ficar um pouco confuso no início, mas como é um formato seguido durante toda a série, fica fácil se acostumar.
Leia também: Wendel Bezerra | Entrevista com o dublador do Goku
Sobre as histórias em si, talvez tenha faltado um pouco de critério em relação à ordem em que são apresentadas. Como dito, os contos são independentes, por isso, faria sentido já começar trazendo os mais impactantes, com maior potencial de prender a atenção do público e não é esse o caso.
A primeira história mostrada é uma das mais fracas e não é a melhor representante do trabalho de Ito, tanto no estilo, quanto na força do terror. Por isso, é uma escolha arriscada para quem começa a assistir o anime, já que pode não ser suficiente para prender a atenção.
Por outro lado, pensando em atingir quem não conhece as histórias, essa pode ter sido justamente a estratégia: aquecer o público com um terror leve antes de levá-lo para dentro do universo visceral e caótico de Ito.
Ao longo do anime, pelo menos, a qualidade das histórias varia. Há algumas muito interessantes, outras pouco assustadoras e muitas que, inclusive, ficaram de fora da série. Talvez, uma segunda temporada já esteja sendo planejada, afinal, ainda há muito conteúdo para adaptar.
Mesmo assim, o anime vale a pena. Com certeza, muitas das histórias prendem a atenção. Para quem já conhece o autor, fica o sentimento de ver os contos ganhando vida. Já para quem ainda não está familiarizado, é uma ótima oportunidade de conhecer o estilo tão peculiar de Junji Ito.
Trailer de: Junji Ito – Histórias Macabras do Japão
Jornalista apaixonada por terror e sci-fi, defensora de manteiga na pipoca e mãe de um neném de 4 patas chamado Oliver.