Verão 90: Chamada que a Globo fez da sua nova novela das 7 despertou uma nostalgia que eu não sentia há muito tempo. A nostalgia da época que eu vivi.
Sentimos uma paixão muito grande por produções ambientadas nos anos 80. Afinal, mesmo não vivendo naquela época, a minha geração, que nasceu em 90, consumiu tudo que veio da década passada, seja filmes, séries, músicas ou jogos. Até hoje gosto de jogar com meu velho Mega Drive 3 que ganhei já nos anos 2000, onde a maioria dos jogos na memória são dos anos 80. E 3 dos filmes que marcaram minha infância também estão lá, Robocop, O Exterminador do Futuro e O Predador. Os anos 80 são reverenciados até hoje, mas o caso é: eu não vivi nele, eu vivi nos anos 90.
A Netflix chegou a fazer uma série ambientada nessa época, mas confesso que o trailer de Everything Sucks não me chamou a atenção, o que foi diferente dessa chamada de 30 segundos de Verão 90. Eu realmente voltei no tempo e lembrei de quando era criança. De repente, me vi no quarto que eu dividia com minha irmã e que estava repleto de adesivos de Titanic. Era Leonardo DiCaprio pra tudo quanto é canto! Por sinal, esse filme sustentou o posto de maior bilheteria de todos os tempos por um longo tempo e até hoje está lá no topo, em segundo lugar.
Os anos 90 não foram tão gloriosos para os filmes de super-heróis, porém no cinema como um todo foi. Nos deu clássicos incríveis como Toy Sory, O Rei Leão e Alladim, que em breve estarão no cinema novamente, seja com uma versão em live action ou em uma nova sequência. Isso sem comentar outros grandes clássicos como o já citado Titanic, temos também Independence Day e Jurassic Park, que seguem no imaginário da cultura pop e até hoje rendem continuações bastante lucrativas.
O caso aqui é que eu fui um noveleiro de carteirinha durante os anos 90 e em boa parte dos anos 2000. Acompanhava tudo, de Vale a Pena Ver de Novo até novela das 21h, emendando com Casseta e Planeta, A Diarista, as primeiras edições do BBB e por aí vai. Em algum momento da minha vida adulta eu deixei de acompanhar e, sendo sincero, não me lembro onde.
O engraçado disso tudo é que não sei absolutamente nada sobre a trama de Verão 90, só sei que terá a Dira Paes e a Cláudia Raia no elenco. Estou fazendo esse texto no puro hype de uma chamada que acabei de assistir. É como dizem os nerds modernos: “eles acertaram o tom”.
É a época onde eu vivi, de ir a locadora nos sábados de manhã, de jogar taco na rua a tarde, de assistir desenhos na Manchete e na TV Cruj, (alguém lembra de Marsupilami e os Super Patos?) de ler minhas HQs em formatinho, de assistir Lois e Clack e Barrados no Baile, de escutar É o Tchan e Molejo entre outras muitas coisas que eu poderia ficar aqui o dia inteiro escrevendo. Vai ser gostoso voltar aos anos 90. Obrigado aí, Globo.
Confira a chamada de Verão 90:
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.