Aranhaverso

Aranhaverso no Oscar

Compartilhe:

5 motivos pelos quais Homem-Aranha: No Aranhaverso merece o Oscar de Melhor Filme de Animação.

 1 – Qualidade da Animação

Com um estilo inovador que brinca com diferentes texturas e utiliza de animação 2D e 3D, Homem-Aranha: No Aranhaverso surpreende qualquer um, não é exagero dizer que é como se o filme desse vida a uma história em quadrinhos. As cores vibrantes e a atenção às peculiaridades de cada personagem são um charme à parte e toda essa mistura resulta em uma beleza extraordinária e em um longa-metragem que com certeza servirá de referencial para animações futuras.

2 – Roteiro Original

Mesmo se tratando de um personagem tão popular e que já conta com tantos filmes e séries, Homem-Aranha: No Aranhaverso conseguiu mostrar o herói de maneiras diferentes e completamente novas. É impossível não simpatizar com o protagonista Miles Morales e cada vez que um novo Homem Aranha aparece no filme, a história fica melhor e mais engraçada, já que o filme faz graça de si mesmo o tempo todo por haver tantas “pessoas-aranhas”. Além disso, tanto os arcos dos vilões quanto o da família do Miles fazem sentido e o enredo é muito bem construído.

3 – Direção de Arte

A única forma que encontro para descrever a sensação que eu tive ao assistir esse filme é que foi como eu imagino que seja uma viagem de LSD. As cenas de ação são de tirar o fôlego, cada frame parece uma obra de arte e as misturas de estilos e referências aos quadrinhos são absurdamente bem feitas. É incrível ver a atenção aos detalhes tanto em cenas movimentadas na cidade quanto em cenas no bosque ou na escola do Miles, por exemplo. Fica claro que os diretores e toda a equipe de animação estavam em plena sincronia e conseguiram um resultado espetacular.

4 – Trilha Sonora

A trilha sonora baseada em hip-hop e com nomes como Post Malone, Swae Lee e Vince Staples se encaixa perfeitamente com o estilo do filme e os momentos em que cada música é tocada foram claramente escolhidos com muita cautela, como por exemplo, quando ouvimos What’s Up Danger de Blackway & Black Caviar, uma música extremamente forte, que se encaixa de maneira brilhante com a sequência de superação do Miles e que dá um significado muito maior à cena.

5 – Representatividade

Aranhaverso não só tem um elenco incrível de dubladores que conta com Shameik Moore, Kimiko Glenn, Mahershala Ali e Zoë Kravitz como também tem o diretor Peter Ramsey que é o primeiro cineasta negro a ser indicado na categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar. Além, é claro, de trazer um personagem negro e latino que não se resume a um alívio cômico, um referencial muito necessário em um filme com público-alvo infantil, pois mostra para crianças, comumente marginalizadas, que elas podem sim ocupar o papel de herói e protagonista em suas histórias. Afinal, a maior mensagem do filme é que qualquer um pode ser o Homem-Aranha.

Motivo Bônus: Aranhaverso já ganhou um Globo de Ouro e um Critic’s Choice Awards como Melhor Filme de Animação, não custa nada ganhar um Oscar também, não é mesmo?

Homem-Aranha: No Aranhaverso está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme de Animação assim como os filmes: Wifi Ralph, Os Incríveis 2, Mirai e Ilha dos Cachorros.


Compartilhe: