A série em live action de Preacher pisou em ovos sem medo de quebra-los e garantiu uma das tramas mais insanas da tv.
Antes de mais nada, não li a HQ de Preacher. Portanto, minhas opiniões serão apenas para a série de tv e não poderei comparar se a trama foi fiel ou não ao seu material de origem. Mas, como sei que em adaptações muitas coisas são aliviadas ou até mesmo modificadas, a série me deixou com o sentimento de que preciso ler essa HQ o quanto antes.
Não é novidade que qualquer produção que envolva religião, seja ela audiovisual ou não, causa sempre um desconforto na comunidade cristã. Uma prova disso é o polêmico especial de Natal do Porta dos Fundos. E caso você se sinta ofendido com esse tipo de humor, passe muito, mas muito longe de Preacher. Agora, se está em busca de insanidade e caos, caia de cabeça.
A história não tem filtro de moralidade algum e deixa bem claro que vai seguir pelo caminho mais louco e insano que puder. Na trama, o padre Jesse Custer (Dominic Cooper) ganha o dom divino do Gênesis, onde uma palavra sua se torna uma ordem e ninguém é capaz de ir contra sua vontade. Junta-se a Jesse, a sua namorada Tulip (Ruth Negga) e o vampiro Cassid (Joe Gilgun). O trio descobre que deus está desaparecido do céu e partem em uma jornada para encontrar o criador.
LEIA TAMBÉM: NORMAL PEOPLE: A COMPLEXIDADE DE SE CONTAR HISTÓRIAS SOBRE PESSOAS
Um padre, uma ladra e um vampiro procurando por deus em uma road trip, com uma agência secreta e um demônio caçador de recompensas em seu encalço. Oras o que poderia dar errado, não é mesmo? O enredo de Preacher é recheado de bons e belos momentos, mesmo em meio a sequências sangrentas e non senses.
A religiosidade está presente em todos os episódios, seja no questionamento da fé ou até mesmo no uso dela de maneira incondicional. O que fica ainda mais intenso na última temporada, onde Jesse é finalmente colocado frente a frente com seu criador. E é preciso bater palmas para Preacher nesse quesito, a série não se escondeu no clímax e foi ousada de verdade nas decisões que tomou.
Mas, além disso, Preacher é sobre a amizade louca entre os três protagonistas. Existem muitos altos e baixos na relação entre eles, mas quando precisaram de verdade um do outro, eles estavam ali para se ajudar, não importa o que tenha acontecido.
As 4 temporadas de Preacher estão disponíveis no Prime Vídeo.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.