Vincent | Graphic novel sobre Van Gogh

Compartilhe:

Lançado pela L&PM Editores, com texto e arte de Barbara Stok, cartunista holandesa, e com apoio do Museu Van Gogh de Amsterdam, Vincent conta parte da história de vida do grande pintor Van Gogh.

Vincent Willem Van Gogh foi um artista holandês que se tornou um dos mais influentes pintores da história da arte ocidental. Seu forte temperamento, momentos de insanidade e melancolia foram expostos em suas obras através das cores fortes, das pinceladas expressivas, até agressivas e na forma como retratava cada detalhe do que via.

Van Gogh criou mais de 2 mil obras ao longo de uma década e grande parte dos seus quadros mais famosos foram criados em seus dois últimos anos de vida. Vincent morreu em 1890, aos 37 anos, e a causa aparente foi suicídio (porém, há controvérsias. Existem teorias de que ele teria sido assassinado).

De qualquer forma, esses últimos anos de sua vida foram muito conturbados e assombrados constantemente por episódios de pura alucinação. Theo, seu irmão mais novo e melhor amigo, diz que suas últimas palavras foram “A tristeza vai durar para sempre.”

No livro, a autora retrata justamente esses últimos anos de vida do pintor, quando ele vai passar um tempo em Arles, na França, o qual se tornou cenário de muitos de seus quadros, inclusive a série de três telas intitulada Quarto em Arles. Ela retrata a rotina exaustiva de Van Gogh, atrás de novos cenários, atrás da inspiração, passando por todos os seus momentos marcantes, decisivos e dolorosos. Tudo retratado de forma emotiva, com o drama necessário e ao mesmo tempo, com delicadeza e cuidado.

O traço da autora é colorido, iluminado, como visto nas próprias obras do pintor. Ela consegue passar nos seus desenhos, a singularidade do homem que Vincent Van Gogh foi. A concepção dos seus quadros mais famosos como A Noite Estrelada e o Terraço do Café à Noite foi retratada de forma emocionante.

“Se você quer criar algo realmente bom, não deve esperar pela aprovação de todos. Aprendi isso com os anos.” Vincent van Gogh

Talvez eu seja suspeita a falar desse quadrinho. Van Gogh é meu pintor favorito e eu simplesmente amo conhecer mais de sua história. Mas, devido ao seu sucesso de público e vendas, além do apoio do próprio Museu Van Gogh de Amsterdam, acho que Vincent merece todo o mérito pelo excelente trabalho desenvolvido.  É simplesmente incrível! Fica a dica para sua próxima leitura!


Compartilhe: