Morte Crens

Morte Crens | Uma leitura emocionante

Compartilhe:

Morte Crens, novo quadrinho de Gustavo Borges, encanta com humor e sensibilidade a cada página virada.

A morte costuma ser um assunto delicado e escrever sobre ela não é uma tarefa fácil. Mas Gustavo Borges consegue e faz parecer fácil, tamanha sua habilidade e talento para contar histórias. Aqui, ele escreve com o coração e deixa o bom humor e a sensibilidade tomar conta das lindas e coloridas páginas de O Entediante trabalho de Morte Crens.

O novo trabalho do quadrinista, que estava em projeto no Catarse, é uma coleção de tirinhas onde acompanhamos Morte Crens em seu dia-a-dia de trabalho. Ela circula pelo mundo recolhendo as almas e as guiando para o outro lado. Gustavo alterna no humor e no drama, deixando tudo muito bem equilibrado. Algumas tirinhas nos fazem ficar reflexivos, outras nos tiram boas risadas e, no fim, contemplamos toda a magia que os quadrinhos podem nos trazer.

As geniais metáforas sobre a morte e a vida estão presentes durante toda essa jornada. Por sinal, a Vida também é um personagem e tem bastante destaque na coletânea. Algumas lições são ensinadas, como a de quanto a vida pode te machucar, mas que sim, isso faz parte do aprendizado e precisamos lidar com a dor para seguir em frente. É legal notar, com o desenrolar da leitura, que algumas tirinhas vão tendo continuidade. As decisões de alguns personagens geram consequências lá na frente e que nem tudo é só pela graça ou pelo humor, há lições a serem tiradas.

Contudo, o quadrinho não se resume apenas às tirinhas. A coletânea encerra com uma história maior, que dá o título para a HQ. O mais legal é que para quem está conhecendo o personagem por essa publicação, como foi o meu caso, chega nesse momento da HQ com um apego muito grande pelo personagem. Ele vai te conquistando com suas miniaventuras em tirinhas e quando chega na cereja do bolo você já está complemente envolvido com a caveirinha. A história é poética e assim como várias tirinhas da publicação nos faz pensar sobre muitas coisas.

E sobre os desenhos do Gustavo? Eles são únicos! A assinatura dele é inconfundível, algumas cenas conseguem ser sombrias e fofinhas ao mesmo tempo, é uma habilidade incrível! A própria morte é um personagem fofinho, fala sério! As cores também são incríveis, elas fazem toda a diferença e combinam perfeitamente para que a história seja contada e traga o impacto necessário.

Como falado anteriormente, o projeto é independente e foi financiado coletivamente pelo Catarse. A qualidade do material gráfico merece elogios, assim como o compromisso dos responsáveis pela entrega. Se tiver a oportunidade, garanta o seu exemplar de O Entediante Trabalho de Morte Crens e siga a caveirinha no instagram, @mortecrens.


Compartilhe: