Darkside lança o livro Contos dos Subúrbios Distantes, obra inaugural de Shaun Tan, um dos mais premiados autores da literatura infantojuvenil
As fábulas de Shaun Tan, um dos mais celebrados autores de literatura infantojuvenil contemporânea, reúnem a vida comum e o fantástico de maneira singular. Contos dos Subúrbios Distantes, seu premiado livro de estreia nos contos, apresenta histórias inspiradas em suas experiências da infância em Perth, na Austrália.
Nestes quinze contos curtos e inteligentes, o autor costura o real e o fantástico de forma sensível e poderosa, e cada um deles reflete e reimagina uma situação ou acontecimento estranho que se passam em um mundo suburbano familiar: a visita de um estudante estrangeiro de intercâmbio do tamanho de uma noz; uma criatura marinha que aparece no gramado em frente de uma casa na vizinhança; uma máquina sinistra instalada em um parque; um búfalo sábio e conselheiro que vive em um terreno baldio; dois irmãos que saem em busca do lugar onde o mundo termina; um estranho mergulhador que aparece submerso pelo passado e caminha sem rumo pelas ruas do bairro.
O que une todas estas inusitadas histórias é a forma como as pessoas comuns reagem a estes incidentes surreais e como o seu significado é descoberto, ignorado ou simplesmente mal compreendido. Tan cria universos com lógicas próprias que, apesar de inusitados, parecem incrivelmente familiares ao leitor.
Poéticas, elas são igualmente permeadas por um humor que vai atrair tanto os leitores iniciantes como aqueles famintos por boas histórias. As ilustrações de Shaun Tan dão vida, acolhimento e nostalgia ao universo particular de cada personagem. Elas são pequenos espelhos atemporais de nossas gentilezas e deformidades morais.
Leia também: Curiosidades literárias
Segundo o autor, “Os ‘subúrbios distantes’ podem se referir tanto a um estado de espírito como a um lugar, próximo e familiar, mas também no limite da consciência. Muitas vezes, os subúrbios são representados como um lugar banal. No entanto, acredito que é também um ótimo substituto para as florestas medievais dos contos de fadas, um lugar de imaginações subconscientes. O contraste entre o mundano e o extraordinário pode ser divertido ou inquietante, e é potencialmente estimulante para qualquer pessoa”.
Contos dos Subúrbios Distantes é uma curadoria de obras raras expostas em um museu familiar. Histórias diferentes unidas por um único conceito coletivo, algo bem maior do que a simples soma das suas partes. Shaun Tan alcança um resultado sublime nesta obra inaugural. “Não sei se consigo articular esse conceito, e talvez não possa ser expresso fora do livro, da sua combinação particular de palavras e imagens. Mas tem algo a ver com a minha experiência de crescer numa paisagem suburbana tranquila”, afirma ele.
Contos dos Subúrbios Distantes é a estreia do autor australiano na marca Caveirinha, selo infantil da DarkSide® Books, que traz histórias e fábulas cheias de imaginação: os pequenos leitores já mergulharam fundo com os animais marinhos em Narval, o Unicórnio dos Mares e Meu Querido Abismo, aprenderam a encarar a vida com coragem em A Vida Não me Assusta — clássico poema de Maya Angelou, ilustrado com as pinturas de Basquiat — e mergulharam no imaginário de um dos mestres do terror com O Fantástico Alfabeto Lovecraft. O livro chega em uma edição caprichada, com capa dura e todo o carinho da editora mãe.
Você vai descobrir que muitos subúrbios vivem em nossa imaginação e que seus moradores são fragmentos de pequeninas lembranças do que acreditamos ser.
Shaun Tan cresceu em Perth e trabalha como artista, escritor e cineasta em Melbourne. É conhecido pelos seus livros ilustrados que abordam temas sociais e históricos através de imagens oníricas, amplamente traduzidos em todo o mundo e apreciados por leitores de todas as idades. O curta-metragem de animação The Lost Thing (2010), feito em parceria com Andrew Ruhemann e adaptação do seu livro de mesmo nome, ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação. Shaun Tan ganhou também os prestigiados Astrid Lindgren Memorial Award, na Suécia, e a Kate Greenaway Medal, no Reino Unido. Saiba mais em shauntan.net.
O que dizem sobre Contos dos Subúrbios Distantes?
“Shaun Tan é singular. É um artista de histórias curtas, mágicas e perfeitas, muitas vezes sem palavras. São, na verdade, sonhos que iluminam o mundo em que vivemos. São tramas que Kafka poderia ter contado. Shaun Tan cria beleza a partir das pequenas coisas e também daquilo que nunca existiu, mas que nem por isso é menos real. Inventa enredos inesquecíveis que vão deixar sua vida um pouco mais mágica.” — Neil Gaiman
“Cada história é um exercício de concisão narrativa — os personagens são vivos e originais, os enredos misturam lógica e capricho, e os finais compensam sempre, embora nunca da forma esperada” — Hugo Lindgren, New York Times
“Um dos grandes méritos de Tan é o seu trabalho artístico. Algumas das suas imagens parecem xilogravuras japonesas, outras, afrescos renascentistas ou fotografias em sépia. […] A variedade e o engenho fazem lembrar o trabalho de Dave McKean ou Emily Gravett. Há algo de muito lúdico, mas com a profunda seriedade das melhores obras de arte.” — SF Said, The Guardian
Contos dos Subúrbios Distantes tem 96 páginas, capa dura e está em pré-venda no site da Darkside. Você pode comprá-lo AQUI.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.