Agatha Christie

Agatha Christie | Simplesmente, a rainha do crime

Compartilhe:

Em 15 de setembro de 1890, nascia a maior escritora de todos os tempos: Agatha Christie. Como não poderia deixar de ser, faremos uma singela homenagem indicando 10 livros maravilhosos da escritora. Qual o seu preferido?

A autora, que dispensa apresentações, escreveu ao longo da vida mais de 60 romances de mistério e dezenas de coletâneas de contos, além de outros livros não policiais (incluindo sua autobiografia, publicada postumamente em 1977). Indicamos abaixo alguns dos mais interessantes!

1 – Assassinato no Campo de Golfe

Uma carta de um desconhecido, com um pedido de socorro, leva o detetive belga Hercule Poirot e seu ajudante Hastings à França, em busca de respostas para uma série de perguntas. Qual seria a relação entre dois crimes ocorridos com um intervalo de mais de 20 anos? Qual a ligação entre a mulher de um misterioso milionário e sua amante? Qual a conexão entre um fio de cabelo, uma espátula ensanguentada, um cano de chumbo e um campo de golfe?

2 – Os elefantes não esquecem

Hercule Poirot parou no alto do penhasco. Neste cenário, uma mulher sofrera uma trágico acidente há alguns anos. Tempos depois, mais uma tragédia: dois outros corpos foram descobertos – marido e mulher – mortos a tiros. Quem matou? Teria sido um pacto suicida? Um crime passional? Ou um assassinato a sangue-frio? Poirot embrenha-se no passado e descobre que antigos pecados deixam marcas profundas.

3 – Cai o pano

Um dos últimos livros publicados por Agatha Christie e também o último caso de Hercule Poirot, seu detetive mais famoso. No livro, Poirot, já com idade avançada, retorna em busca de um assassino à mansão Styles, o mesmo local do primeiro caso que resolvido por ele.

4 – Morte no Nilo

Em Morte no Nilo, Poirot precisa desvendar, durante uma viagem de férias, o assassinato da jovem herdeira Linnet Ridgeway, que viajava em lua de mel a bordo de um cruzeiro pelo rio Nilo. Conforme a trama se desenrola, os interesses de terceiros na fortuna e na infelicidade de Linnet ficam mais evidentes, e o quebra-cabeças, cada vez mais complexo.

5 – Cem gramas de centeio

Um homem, saudável, cai morto durante um chá. A única pista é encontrada em um de seus bolsos: 100 gramas de centeio. Miss Marple, a simpática e sagaz detetive criada por Agatha Christie, recorrerá a versos de uma canção infantil para resolver o problema.

Leia também: Os Crimes ABC | O retorno de Agatha Christie à TV

As capas dos 10 melhores livros de Agatha Christie

6 – Os 5 porquinhos

O crime de Os cinco porquinhos, a morte do famoso pintor Amyas Crale, aconteceu 16 anos antes da investigação feita por Poirot e narrada no livro. No centro da trama estão o triângulo amoroso vivido pelo pintor e as tensões geradas por ele. Essa obra dá destaque especial ao aspecto psicológico dos personagens se comparada às outras da autora, sendo a segundo parte do livro composta de capítulos contados em primeira pessoa por diferentes narradores.

7 – Convite para um homicídio

A história começa quando um anúncio no jornal convida os habitantes de um pequeno vilarejo inglês para presenciarem um homicídio na casa de Letty Blacklock. Pensando tratar-se apenas de um brincadeira, os vizinhos comparecem ao local sem imaginar que o anúncio acabaria se concretizando. Esse é mais um caso investigado por Miss Marple que, para ajudar a polícia a resolver o crime, precisará desconfiar de todos os presentes.

8 – O assassinato de Roger Ackroyd

Quando o personagem que dá título ao livro é encontrado morto em sua própria casa, o já aposentado detetive Hercule Poirot entra em cena para buscar uma possível ligação entre esse e outros dois crimes. Narrado em primeira pessoa pelo Dr. Sheppard, o médico da cidade, o livro é um dos mais engenhosos já escritos por Agatha Christie e é considerado, pela crítica, o melhor livro de literatura policial de todos os tempos.

9 – O assassinato no Expresso do Oriente

A história é ambientada em um luxuoso trem que é forçado a parar no meio do trajeto por conta de uma forte nevasca. No meio da madrugada, um homem é assassinado e o detetive Poirot precisa descobrir qual dos passageiros é responsável pelo ato.

10 – E não sobrou nenhum…

Este é o romance policial mais vendido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias comercializadas no mundo inteiro. Na trama, dez suspeitos encontram-se isolados em uma ilha onde assassinatos são cometidos em sequência e seguindo os versos de uma canção infantil. A história não apresenta nenhum detetive para solucionar o caso. O livro, um enorme sucesso, já ganhou adaptações para a TV, o cinema e o teatro.

São tantos livros e histórias maravilhosos que fica quase impossível parar por aqui! Mas, fica o convite para conhecer melhor cada obra dessa autora incrível que fez e faz o mundo literário ainda melhor.


Compartilhe: