Johnny & June: Nesse dia dedicado ao Rock, viemos falar sobre um ícone que soube conversar com tantos gêneros e ganhou um filme emocionante sobre sua vida e seu amor pela maravilhosa June Carter. O longa contou com Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon interpretando o casal e recebeu indicações ao Oscar.
Johnny Cash foi um artista completo e multifacetado: cantor, ator, escritor, músico. Conversava com o blues, o country e o rock. Foi companheiro de alguns dos maiores nomes que marcaram a música nos anos 50 e 60 como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Bob Dylan. Ficou conhecido no mundo todo com seu jeitão fora-da-lei, por ser explosivo, porém imensamente aberto ao mundo, aos desafortunados, aos mais humildes. Ele não negava que suas músicas eram feitas para esse público que identificaria em suas letras suas próprias mazelas.
O longa, dirigido por James Mangold e lançado em 2005, soube contar bem sobre tudo isso, soube dosar o lado humano e o lado profissional de Cash. Explorou de forma belíssima sua relação problemática com a família, seus problemas com as drogas, seus altos e baixos, sua ida ao inferno e sua volta gloriosa. Além de nos cativar com o amor entre o mais lindo casal da música. O filme é muito bom e mostra tanto a carreira de Cash quanto de June e de muitos outros artistas da época, como Elvis.
June Carter era uma cantora maravilhosa e foi retratada perfeitamente por Reese Witherspoon lhe rendendo o Oscar de Melhor Atriz naquele ano. Joaquin Phoenix apesar de ter um desempenho brilhante no papel principal, com todos os trejeitos, com toda paixão que Cash exalava e cantando absurdamente bem não chegou a levar o prêmio de Melhor Ator ao qual foi indicado na Academia. Porém, conseguiu o Globo de Ouro. Merecido!
Johnny Cash soube se reinventar durante sua vida, ousando calcar caminhos tão distintos e levando seu nome e sua música sempre a novos patamares. Artistas e bandas conhecidos do mundo revelaram que tiveram influência desse grande cantor desde Justin Timberlake e Pharrell Williams a Metallica, Rolling Stones e White Stripes, entre muitos outros.
Seu último single, inclusive, é uma regravação de uma música da banda Nine Inch Nails, tendo seu clipe sendo considerado o Melhor de Todos os Tempos. A canção Hurt é incrivelmente moldada em sua voz e parece que foi feita para ele, para sua história e ficou como uma linda despedida, pois Cash faleceu pouco tempo depois em decorrência de problemas com a diabetes.
I wear this crown of thorns
Upon my liar’s chair
Full of broken thoughts
I cannot repair
Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I am still right here
(Hurt)
Amo a música e a história de Johnny Cash e de como ele soube deixar sua marca. É impossível não reconhecer tamanho legado deixado pelo homem de preto e como ele soube brilhantemente caminhar por várias vertentes e estilos musicais se consolidando eternamente como um dos melhores artistas que o mundo já conheceu.
Por isso, fica aqui minha dica para essa que foi, na minha opinião, umas das melhores cinebiografias já produzidas. Inclusive, a escolha dos atores foi aprovada pelo casal Johnny e June, porém infelizmente eles faleceram antes de seu lançamento. Mas, acredito, que seu trabalho foi honrado nas telas por atores que deram seu melhor em cada canção, em cada lágrima e em cada sorriso. É lindo de se ver!
Apaixonada por arte, música, literatura e filosofia. Adora a Disney, Harry Potter e Sherlock, além de ser viciada em memes. Ri de tudo, é meio perdida nas ideias, viajante do tempo nas horas vagas, só anda com fones nos ouvidos e ama tudo que é fofinho, inclusive o editor-chefe desse site.