Venha conhecer um pouco mais do mangá Zom 100: Bucket List of The Dead (ou Zombie ni Naru made ni Shitai 100 no Koto)
Zom 100 (pra encurtar) é um mangá no estilo survival horror com alguns toques de ação e aventura e uma boa dose de comédia e crítica social ao sistema de trabalho e relações sociais orientais, mas que não deixam de servir para nós ocidentais. Para quem tiver afinidade com o tema, vai encontrar algumas referências aos clássicos, como Madrugada dos Mortos, The Walking Dead etc.
Apresentação
Criado por Haro Aso & Takata Koutarou, Zom 100 conta a história de Akira, um jovem de 24 anos, que trabalha para uma empresa, à primeira vista, alegre e convidativa, mas que posteriormente se mostra abusiva, o explorando física e psicologicamente. Akira se vê obrigado a virar a noite e dobrar o turno logo em seu primeiro dia, recebendo permissão de voltar para casa e dormir apenas dois dias depois. E como se não fosse suficiente, ainda se vê obrigado a lidar com veteranos dificultando seu trabalho e chefes abusivos que estão sempre lhe cobrando mais e mais.
Após três anos de trabalho, Akira já havia desistido de seus sonhos, de sua família e perdido toda sua vontade de viver, passando dias sem tomar banho e vivendo em seu apartamento, que havia se transformado em um lixão. Até que um dia, após acordar e perceber que estava com algumas pendências com o síndico, Akira vai visitá-lo e o encontra no chão, devorando uma pessoa. Enquanto corria por sua vida e percebendo o que acontecia, a maior preocupação de Akira se concretizava: ele iria se atrasar para o trabalho.
Caindo a ficha
Após perceber que com o fim da sociedade, vinha também o fim das responsabilidades, Akira recupera seu vigor e sua vontade de viver. A realização de não ter que voltar ao trabalho dissipa a névoa cinza que ofuscava sua mente e ele finalmente volta a apreciar o que é bonito no mundo. Com a queda da sociedade, Akira percebe o quanto de si ele havia sacrificado por um trabalho que havia lhe roubado tudo, até sua humanidade e então resolve fazer uma lista com 100 coisas para se fazer antes de ser eventualmente mordido.
A lista de Akira possui desde coisas banais, como arrumar a casa, passar o dia bebendo cerveja, ir a um encontro; até as coisas mais grandiosas, como viajar o país, correr uma mega maratona e pilotar um robô.
Por fim, Zom 100 tem uma mensagem bem simples e explícita sobre liberdade, sobre aproveitar as pequenas coisas da vida e equilibrar suas responsabilidades. Apesar de manter o clima de comédia, Zom 100 tem uma história muito cativante e um enredo que apesar de manjado (afinal, apocalipses zumbi tem um tipo de forma fixa que eu, particularmente, adoro) não deixa de ser surpreendente e causar aquela sensação de afinidade. Afinal, quem nunca se sentiu um Akira em alguma fase da vida?
Nascido em 1990, fruto da melhor geração de espartanos de São Gonçalo. Estudante de letras, amante de leituras e pretenso escritor que nunca termina uma história, em resumo, o clichê completo. Às vezes eu tenho umas opiniões meio deploráveis e atitudes mais ainda, mas sou uma ótima pessoa, eu juro. :*