Lama

Lama | A vingança da natureza

Compartilhe:

Lama, HQ de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo, lançado pelo selo Carniça Quadrinhos, faz uso do folclore nacional com maestria.

A negligência trouxe perda e destruição para a cidade de Mariana em 2015 com o rompimento de uma barragem. Esse crime, que destruiu uma cidade cheia de vida, voltaria a acontecer esse ano e, novamente, a lama traria mais horror.

A história de Lama, que é uma homenagem para as vítimas de Mariana, se passa em um vilarejo que sofreu um desastre natural. A lama tomou conta de tudo e deixou alguns moradores em luto contínuo, enquanto outros se entregam ao fanatismo religioso.

Um ponto que é bem explorado nessa história é a retaliação das pessoas quanto aos funcionários da empresa responsável pelo desastre, você sente a amargura e o desprezo deles. Mas, ao mesmo tempo, temos o outro lado da moeda, com a falta de recursos naturais e as fazendas praticamente destruídas, alguns moradores, mesmo com raiva, começam a cogitar a possibilidade de trabalhar para a empresa. É preciso engolir o orgulho para tentar sobreviver. 

As relações humanas é o principal foco da HQ e o roteiro de Rodrigo Ramos explora isso muito bem, em especial nos personagens principais, Jorge e Maya. Mas, a cereja do bolo fica com a inserção da criatura. Ela não é fruto exclusivamente do desastre e, sim, uma antiga lenda indígena.  Isso é mostrado dentro da HQ, criando uma mitologia incrível dentro do folclore nacional.

Existem muitos mitos e lendas que desconhecemos, e essa casa perfeitamente dentro da proposta da dupla. É como uma resposta da natureza, que está machucada e querendo sua vingança

Por sinal, é hora de falar da arte de Marcel Bartholo que está incrível! É uma combinação que até hoje eu não tinha visto em nenhuma HQ. O traço é totalmente estilizado e traz personagens com feições únicas! Os desenhos estão todos em preto e branco, mas a grafite e com alguns contornos em nankin, é algo que realmente nunca tinha visto antes. Sabe aquela arte que você fica horas admirando, tanto por ser belo como por ser diferente? É exatamente assim.

Tenho que elogiar também a qualidade gráfica desse gibi, os caras estão de parabéns mesmo. Aliás, não só eles, mas todos os quadrinistas brasileiros estão de parabéns. É muito amor pela arte e essa dedicação merece reconhecimento demais.

Comprem mais quadrinhos nacionais, tem muitas histórias bacanas por aí! Você pode encontrar o quadrinho na loja do autor clicando AQUI.


Compartilhe: