Um Espião Silenciado é um podcast do gênero true crime repleto de mistérios e apurações jornalísticas.
Uma nova identidade para uma nova fase. A partir de agora, a produtora de podcasts Half Deaf passa a se chamar HD1 e intensifica o processo de expansão internacional da marca, além de se aprofundar em projetos ainda mais imersivos, com conteúdos narrativos e baseados em fatos reais.
Para selar o momento de grandes novidades, a HD1 anuncia também o podcast ‘Um Espião Silenciado’, programa do gênero true crime que conta a história da morte misteriosa de um suposto espião do conturbado Brasil da década de 1960. Com muito mistério e apurações jornalísticas, o caso é contado pelo historiador Raphael Alberti, autor do livro homônimo (“Um Espião Silenciado” – Cepe Editora, 2020) que serviu de base para o novo conteúdo.
“O nascimento da HD1 é um momento muito importante para a produtora, que há 4 anos já atua no mercado com grandes projetos e que agora pretende alçar voos ainda maiores. Desenvolvemos diversos podcasts, dos mais variados gêneros e estilos, e concluímos que essa era a hora certa para a empresa dar um passo além. O lançamento de Um Espião Silenciado reflete justamente isso e estamos muito empolgados com os próximos capítulos da nossa trajetória”, explica Guilherme Sagas, sócio e cofundador da HD1.
Um Espião Silenciado
O documentário em áudio, dividido em oito episódios, será lançado oficialmente em 14/9 e contextualizará a biografia e os fatores políticos e sociais que envolvem a morte de José Nogueira, figura controversa que mantinha uma amizade com o então presidente João Goulart e teria caído da janela de um prédio. O novo podcast apresenta aos ouvintes a hipótese de José ter sido morto por inimigos políticos após uma detalhada investigação sobre as circunstâncias questionáveis que rondavam sua morte.
Raphael Alberti afirma que o relato servirá para a discussão de temáticas históricas. “A morte de José é uma oportunidade única de usarmos o gênero de true crime – que tem se popularizado muito – como pano de fundo para a discussão de questões como a influência da CIA e dos Estados Unidos no Brasil, o panorama político que estava instalado no período pré-ditadura e outros aspectos sociais que se arrastam até hoje’, completa.
O podcast conta com trilha sonora original e elementos dramáticos de produção sonora, que envolvem ainda mais o ouvinte. Sobre os aprimoramentos técnicos, Gus Lanzetta, diretor do projeto, comenta: ‘Nosso time talentoso fez um grande trabalho em Um Espião Silenciado e conseguimos entregar um material que une o alto padrão de qualidade que já estávamos acostumados com uma produção ainda mais detalhada e imersiva. São detalhes cada vez mais importantes para um público engajado e que vem consumindo podcasts com maior frequência”.
Um teaser do novo programa já pode ser visto aqui e, a partir do lançamento, ‘Um Espião Silenciado’ terá novos episódios semanais até o oitavo e último capítulo. Para acompanhar, basta procurar o conteúdo nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts
A HD1 é uma produtora da GMD, agência gamer de marketing digital, e tem dezenas de podcasts lançados, inclusive de outros gêneros, branded e em outros formatos em ascensão como os videocasts.
Ficha Técnica
Criador e apresentador: Raphael Alberti
Roteirista: Vitor Garcia e Raphael Alberti
Consultoria: Sarah Azoubel
Editor: Henrique Machado
Trilha original: Victor Oliveira
Produtor: Elias Silva
Produtores Executivos: Lidia Ronconi e Guilherme Sagas
Diretor: Gus Lanzetta
Sobre a HD1: A HD1 é uma produtora de podcasts da agência gamer de marketing digital GMD. Especializada em produtos originais, branded content e coproduções, tem mais de 1 milhão de ouvintes e 30 milhões de plays entre todos os seus podcasts, que tratam de assuntos variados e levam ao debate questões raciais, ambientais, políticas, dificuldades de jovens casais e o universo gamer. Também produz podcasts corporativos e já trabalhou em parceria com a 99 Táxi, Microsoft, Sony Music, Blizzard, e Intimus, Brasilprev, entre outros.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.