Teca e Tuti, novo filme da Sessão Vitrine Petrobras, chega aos cinemas em 25 de julho.
A vida de uma pequena traça se transforma quando ela descobre o amor pela leitura na animação Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, novo filme da Sessão Vitrine Petrobras, que chega aos cinemas de todo o Brasil em 25 de julho.
Com direção de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo, Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca tem produção da Rocambole Produções, é distribuído pela LPB Content em codistribuição com a Vitrine Filmes, e tem como principais patrocinadores a Petrobras, o BNDES e a SABESP, por meio de seleção em editais públicos.
Teca, com voz original de Luy Campos, é uma pequena traça que vive com sua família numa caixa de costuras, alimentando-se de papel. Porém, tudo se transforma quando, ao aprender a ler, ela descobre que os livros não devem ser comidos, pois trazem as histórias que ela tanto ama. Ao lado de seu fiel ácaro Tuti (Hugo Picchi), ela viverá uma grande história ao se aventurar em uma biblioteca.
Composto em sua maioria por cenas animadas em stop motion, técnica de animação onde tudo acontece através de sequências de fotografias, usando bonecos articulados em cenários construídos e montados dentro de um estúdio, um verdadeiro set de filmagens em miniatura, o longa começou a ser feito em 2012, na sede da produtora em São Carlos, no interior de SP. “Para complicar ainda mais, sempre tivemos a proposta de juntar o stop motion com atores e cenários reais, filmados“, explica Doimo, que também assina a produção e roteiro do filme.
Para realizar uma obra desse porte, e com baixo orçamento, os diretores se dividiram em várias frentes. Tiago MAL acumulou as mais diversas funções: produção, direção de fotografia, tratamento de imagem e cor, e até construção de cenários e bonecos do filme. Já Eduardo Perdido, além de roteirista e diretor, foi o principal animador stop motion do filme, tendo animado cerca de 75% das cenas. Foram necessárias quase 30 mil fotos para fazer os bonecos se movimentarem, cantarem e andarem.
Com sua história, Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca valoriza o amor aos livros e à leitura, o filme traz canções inéditas e originais de Hélio Ziskind, músico com longa trajetória voltada para o público infantil, que compôs temas de programas como Cocoricó, Castelo Rá-Tim-Bum, Banho de Aventura, Glub-Glub e X-Tudo. Já a direção de arte é de Mateus Rios, ilustrador de livros infantis, como Ela tem olhos de céu, de Socorro Acioli, e Pedro Noite, de Caio Riter.
Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca é um lançamento da Sessão Vitrine Petrobras e explora diferentes temas como amizade, valorização da leitura e a importância de seguir seus sonhos, sendo conhecido por suas mensagens positivas e por estimular a imaginação das crianças.
Sinopse – Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca
A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas.
Confira o Trailer
Apaixonada por arte, música, literatura e filosofia. Adora a Disney, Harry Potter e Sherlock, além de ser viciada em memes. Ri de tudo, é meio perdida nas ideias, viajante do tempo nas horas vagas, só anda com fones nos ouvidos e ama tudo que é fofinho, inclusive o editor-chefe desse site.