Inspirada na obra de Vinicius de Moraes, Arca de Noé tem direção de Sérgio Machado e Alois Di Leo.
Para apresentar os personagens de “Arca de Noé” ao público, a Imagem Filmes inicia uma campanha de divulgação no novo perfil do filme (@arcadenoeofilme), em colaboração com o elenco de dubladores. Entre as vozes que compõem o extenso time de intérpretes, estão grandes nomes do audiovisual, como Rodrigo Santoro, Alice Braga e Lázaro Ramos, além de figuras emblemáticas da música brasileira, como Adriana Calcanhoto e Seu Jorge.
Antes de chegar aos cinemas, a animação dirigida por Sérgio Machado e Alois Di Leo será exibida na estreia da Mostrinha, programação inédita da Mostra de São Paulo voltada para produções infantojuvenis. A sessão de abertura está marcada para 17 de outubro. No dia 7 de novembro, o longa entra no circuito nacional.
Inspirado nos discos “Arca de Noé 1 e 2”, de Vinicius de Moraes, o filme narra a aventura dos ratos inseparáveis Tom (Marcelo Adnet) e Vini (Rodrigo Santoro), que, ao embarcarem na Arca de Noé, se deparam com um leão autoritarista e inescrupuloso. Os amigos se juntam para enfrentar Baruk (Lázaro Ramos) usando a única arma que têm: a música. O roteiro da animação é assinado por Sérgio Machado, com a colaboração de Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães.
Diante da responsabilidade de interpretar canções autorais de um dos maiores nomes da literatura nacional, Rodrigo Santoro contou com aulas de canto para se preparar para o papel. “Algumas músicas me exigiram mais, não foram fáceis, mas foi maravilhoso trabalhar com a professora Magali Mussi para chegar no lugar certo“, conta o ator. “Foi uma honra e um enorme prazer cantar essas músicas lindas, dos maiores patrimônios culturais que nosso país tem. Aliás toda a obra do Vinicius de Moraes é de um valor imensurável“.
Segundo o diretor Sérgio Machado, a ideia de Arca de Noé partiu da filha mais velha de Vinicius, Suzana. “Ela procurou o Walter Salles e a mim com o desejo de transformar as canções e poemas que fazem parte do imaginário brasileiro há décadas, num longa de animação. Foi um sonho acalentado por nós durante anos. Quando ficou pronto, foi uma grata surpresa descobrir o quanto a poesia de Vinicius é internacional, já que o filme foi vendido praticamente para o mundo inteiro, incluindo países como Camboja e Vietnã. Agora fica essa ansiedade enorme de ver como a nossa Arca será recebida pelos brasileiros, que conhecem as canções de cor e vão cantar no cinema“.
Maior animação brasileira já realizada, inteiramente em 3D, o longa teve produção liderada pela Gullane, em parceria com a Videofilmes, e em coprodução com Globo Filmes e Telecine. Sobre a coprodução internacional, Sérgio Machado complementa: “O desafio de fazer um projeto à altura da obra do Vinicius nos instigou desde o início. Desde o começo havia uma vontade de fazer um filme o mais aberto possível, não poupamos esforços, foram mais de uma centena de animadores, no Brasil, Estados Unidos e Índia trabalhando para viabilizar o projeto“.
Sinopse de Arca de Noé:
Tom, um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé.
Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.
Trailer do filme:
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.