Os donos da rua reforça a importância das HQs para a educação, em resposta às discussões surgidas após a candidatura de Mauricio à ABL.
Chegou no segundo semestre deste ano nas principais livrarias e lojas on-line do país o livro “Os Donos da Rua: representatividade racial e as transformações do protagonismo negro no universo Turma da Mônica”, de autoria do Mestre em Indústrias Criativas Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva.
“Sou fã de carteirinha da obra de vida de Mauricio de Sousa, a quem agradeço por tornar minha infância muito, muito mais feliz. A ponto de quase falir meus pais com meu acervo particular de gibis. Sou grato a eles por cada ida e vinda em bancas de revista. Inclusive, são algumas de minhas memórias mais felizes. Momentos assim eram o tipo de felicidade que a vida adulta viria a corroer. Reparem que, por aqui em Recife, nem restam bancas de revista em shoppings. Saudades…”, diz o autor, que é egresso do curso de Publicidade e Propaganda, doutorando em Ciências da Linguagem da Unicap e já visitou a Mauricio de Sousa Produções duas vezes.
O texto, agora ampliado e revisado, foi produzido no Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da UNICAP (PE) em 2022 e concorre nos prêmios estudantis da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação na categoria de melhor dissertação em Programa de Mestrado Profissional. Também apresenta uma entrevista autoral, assinada como pessoa jurídica pelo estúdio.
Segundo a sinopse de Os Donos da Rua, a presença negra nas histórias em quadrinhos nacionais é fruto de uma evolução de valores estéticos e morais que se desenvolveu ao longo de anos na produção cultural. Com a Turma da Mônica, obra de vida do quadrinista Mauricio de Sousa, não foi diferente. Atualmente, suas personagens são uma referência no imaginário infantojuvenil, além de ilustrarem uma parte significativa da economia criativa brasileira.
Leia também: Agatha Christie | Simplesmente, a rainha do crime
No que diz respeito à representatividade negra, fundamental na construção do respeito à diversidade étnica, Os Donos da Rua busca compreender, dentro de um contexto mercadológico, como se deu a transição da presença negra nos produtos editoriais da Mauricio de Sousa Produções de uma posição secundária para protagonista. Afinal, o que se passa nas revistas da Turma da Mônica? A obra é um “sucessor espiritual” de Panther is the New Black: representação e cultura na comunicação do filme Pantera Negra, publicado em 2019 e é dedicada ao quadrinista, que neste ano celebra os 60 anos da personagem Mônica.
O prefácio de Os Donos da Rua é de Nobu Chinen, professor e pesquisador de quadrinhos, autor do livro O negro nos quadrinhos do Brasil, da Editora Peirópolis, que traz o seguinte trecho: “este material tem um valor especial por se concentrar na obra de um grande quadrinista brasileiro. No entanto, ele não se limita a fazer um minucioso levantamento da presença de personagens negros nos quadrinhos de Mauricio, desde suas primeiras produções até os tempos atuais.
Ele vai muito além ao analisar o papel desses personagens e avaliar de que modo ocorreu a evolução, ou, como ele define, a transição, no modo de representar e na relevância de suas presenças dentro do vasto universo criado por Mauricio, no decorrer de mais de cinco décadas de publicação regular.
Dessa forma, Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar estão presentes, entre outros bem menos famosos, mas Jeremias, uma das mais antigas criações de Mauricio, e Milena, uma das mais recentes, mereceram atenção especial. Mesmo sendo um fã declarado dos personagens, Rodrigo não deixa de exercitar sua capacidade crítica. O livro também é rico em material iconográfico e exemplos que ilustram de forma bastante esclarecedora, e é uma importante contribuição para se compreender melhor a obra de Mauricio, nada menos que o nome mais conhecido dos quadrinhos nacionais”.
Os Donos da Rua já está disponível e pode ser encontrado, tanto na versão física quanto na digital, no site da Amazon (AQUI). O lançamento deverá contar com a presença da obra em grandes eventos, o que inclui apresentações programadas na UNICAP, na 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no IX Congresso Nacional de Educação e na XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
Os Donos da Rua é uma publicação da Editora Appris, tem 300 páginas e está no formato 16 x 2 x 23 cm.
Sobre o autor de Os Donos da Rua
Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva é doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife – PE, mestre em Indústrias Criativas, especialista em Escrita Criativa e graduado no curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda também pela UNICAP. É publicitário e autor de artigos acadêmicos e dos livros Panther is the New Black: representação e cultura na comunicação do filme Pantera Negra, lançado na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019), e Mininho: dores de um cotovelo (2022).
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.