Sherlock Holmes

Sherlock Holmes e o curioso caso de seu aniversário

Compartilhe:

Dia 6 de Janeiro, essa foi a data estabelecida pelos estudiosos de Sherlock Holmes como sendo o dia de seu aniversário. Mas, por qual razão?

Segundo esses estudiosos, Sherlock Holmes teria nascido nesse dia. Porém, no cânone de Conan Doyle não há nada que diga especificamente que o detetive, de fato, faça aniversário em tal data. Então, como raios foi estabelecido esse dia como sendo o oficial? Um mistério digno de Sherlock Holmes? Nem tanto! Mas, vamos lá!

Diz-se que essa data foi escolhida e disseminada por Christopher Morley, ensaísta, poeta e estudioso da obra, ainda por volta da década de 1930. Uma curiosidade é que Morley, juntamente com outro ensaísta Vincent Starrett, criou um grupo de encontros, na cidade de Nova York, para discussões, palestras, apresentações teatrais e etc, o qual existe até hoje e reúne cerca de 300 membros de várias partes do mundo, sobre o universo Sherlockiano.

Mas, voltando ao fatídico 6 de Janeiro, o argumento usado por Morley foi o seguinte: Sherlock Holmes cita Shakespeare com frequência, porém a única peça que ele cita duas vezes no conjunto dos contos e romances é a Noite de Reis (ontem, foi dia dos reis, para quem não conhece a data).

Outro argumento que possuímos para tal data foi apresentado por William S. Baring-Gould, que produziu a primeira edição comentada de Sherlock Holmes. Ele e outros argumentam que “O Vale do Medo”, o último romance do detetive, começa no dia 7 de janeiro. Nele, vemos Holmes e Watson aparentemente de ressaca, causada por uma possível comemoração no dia anterior. Comemoração esta que poderia ser do aniversário do nosso querido detetive.

Há, ainda, quem argumente que o aniversário dele deveria estar atrelado ao dia 2 de dezembro, aniversário na vida real do Dr. Joseph Bell, o qual dizem ter sido a inspiração para Doyle criar o personagem.

Outros empregam um argumento mais prático para o nascimento de um personagem fictício: o dia de seu lançamento! Ou seja, a primeira aparição de Holmes foi em uma brochura chamada “Mrs. Beeton’s Christmas Annual”, publicada em 1 de dezembro de 1887 (aceito essa data, é meu aniversário!).

Porém a explicação do ‘’6 de Janeiro’’ virou consenso e ficou determinada como sendo a oficial. Sim, a explicação é bem menos misteriosa do que parecia e muito mais forçada do que deveria. Já que o próprio Conan Doyle não ligava muito para cronologia e afins. Mas, houve a necessidade de estudo nessa área (deveras importante!) e, por fim, ficou assim decidido.

Portanto, na data de ontem, o maior detetive da história da literatura mundial ganhou mais um aninho de vida e torcemos aqui para que ela seja imortal. Pelo menos, no que depender de seus fãs irá com certeza. Então, feliz Aniversário, Sherlock!


Compartilhe: