A FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) seleciona todos os anos os melhores livros de cada categoria para compor a seleção Altamente Recomendável.
Neste ano, dois livros da L&PM Editores receberam o selo “Altamente Recomendável FNLIJ 2023 – Produção 2022″: Um corpo na biblioteca (HQ) e Alice no País das Maravilhas (HQ). Ambos na categoria Tradução Adaptação Jovem.
Conheça mais sobre os livros a seguir:
Alice no País das Maravilhas é uma adaptação do clássico do escritor inglês Lewis Carroll. A obra, em formato de história em quadrinhos (HQ), valoriza não só o fantástico, tão apreciado pelo universo infantojuvenil, como o nonsense, uma característica marcante de Carroll. E um dos recursos usados pela HQ para representar isso são cores: à medida que Alice habita novos universos, a paleta de cores que acompanha as imagens se modifica. Cores vivas, tons sépia e frios vão demarcando cada momento interior de Alice.
Alice no País das Maravilhas poderia muito bem se chamar Alice no País das Coisas Estranhas. Pois, quando a personagem principal segue um coelho branco para dentro de sua toca, ela acaba despencando por ali para um mundo subterrâneo que, mais do que maravilhoso, é extremamente bizarro. Habitado pelos seres mais estranhos, improváveis e fantásticos, esse universo ao mesmo tempo confunde e suscita a curiosidade da menina.
Tudo o que ela conhecia é subvertido, e lá a lógica parece não ter qualquer valor. O que vale, mesmo, é o nonsense, o absurdo e o estranhamento. Como lhe anuncia o Gato de Cheshire: “Somos todos loucos aqui. Eu sou louco. Você é louca”. Conseguirá a pequena Alice, sozinha, entender os enigmas que lhe são propostos, o que está fazendo ali e encontrar o caminho de volta?
Nesta adaptação, os recursos gráficos das histórias em quadrinhos possibilitam que leitores de todas as idades entrem em contato com a obra clássica de Lewis Carroll.
Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Ilustrador: Xavier Collette
Tradutora: Julia da Rosa Simões
Adaptador: David Chauvel
A adaptação de Um corpo na biblioteca, uma das mais célebres histórias da Rainha do Crime, ganha vida visual nas páginas de uma HQ, proporcionando uma nova experiência para os leitores e introduzindo uma geração mais jovem ao intrigante mundo da detetive Miss Marple. Essa edição faz parte da mesma série que trouxe adaptações em quadrinhos de outras obras famosas de Agatha Christie, incluindo Assassinato no Expresso Oriente, O adversário secreto e Morte no Nilo.
A narrativa clássica das histórias de Miss Marple é preservada na adaptação em quadrinhos de Um corpo na biblioteca. O crime ocorrido no interior inglês serve como palco para a revelação da verdadeira natureza das pessoas, conforme Miss Marple utiliza sua perspicácia e sensibilidade para desvendar os mistérios que permeiam a vida aparentemente tranquila da sociedade local.
Os livros de Agatha Christie continuam entre os mais adotados da L&PM, e as adaptações em quadrinhos oferecem uma abordagem acessível e cativante para os leitores, sendo ideais para leitura em escolas. A combinação entre linguagem verbal e visual torna as HQs uma ferramenta educacional valiosa, apresentando o universo intrigante da Rainha do Crime aos jovens leitores.
Conheça a FNLIJ
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ foi criada em 23 de maio de 1968. É a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY Brasil), uma organização sem fins lucrativos internacional com status oficial na UNESCO e na UNICEF.
Abrangendo as categorias Criança, Jovem, Poesia, Reconto, Informativo, Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa, Tradução Adaptação Criança, Tradução Adaptação Jovem, Tradução Adaptação Informativo, Tradução Adaptação Reconto, Livro de Imagem, Teórico e Teatro, a seleção Altamente Recomendável/FNLIJ destaca os melhores livros em diversas categorias, premiando autores, ilustradores, tradutores e editores com a láurea Altamente Recomendável, criada em 1975.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.