capa do livro Jogador nº 1

Jogador Nº 1 | A gloriosa nerdice dos anos 80

Compartilhe:

Livro de Ernest Cline, Jogador Nº 1, usa a nostalgia de uma das épocas mais celebradas da cultura pop para colorir um futuro cada vez mais cinza.

Jogador Nº 1 foi lançado no cinema ano passado e fez muita gente voltar no tempo. São diversas referências e muitas homenagens em pouco mais de 2 horas de produção. Mas não quero falar do filme e, sim, do livro. A gente sabe que as adaptações não costumam ser 100% fiéis, no caso de Jogador Nº 1, ela foi fiel ao seu propósito e espírito, mas acaba alterando as tarefas e as referências, por exemplo. Porém a questão é que, se você gostou da temática do filme, você vai realmente adorar o livro!

O livro, como de costume, tem muito mais detalhes e subtramas, fazendo com que o plano de Wade seja muito mais bem elaborado. Ernest Cline demonstra todo o seu amor pelos anos 80 na trama e também seu conhecimento pela nerdice da época. O filme Jogos de Guerra (1983) é sempre citado como referencial, o que me fez ir atrás pra assistir, pois despertou um interesse incrível, assim como a lista de jogos da época que são citados a todo momento.  O mais legal é que não apenas citados para fazer referência, eles são fundamentais para o desenrolar da história.



As pistas para conseguir as 3 chaves são muito mais complexas e interessantes e fazem a gente realmente cair de cabeça nessa época tão cultuada. Os anos 80 entraram para história e esse livro faz mais que uma simples homenagem. As cores e alegrias dos anos 80 fazem um contraste com todo o cinza do futuro demostrado na trama. As pessoas preferem viver uma simulação virtual do que viver a vida real.

Jogador Nº 1 é a primeira aventura escrita por Ernest Cline e foi lançado no Brasil em 2012, tendo uma nova edição lançada em 2015, essa é muito mais fácil de se achar nas livrarias. Se você gostou do filme, faça esse favor e vá atrás dessa leitura o quanto antes!

E se você é um fã da cultura pop e também ama os anos 80 ou qualquer coisa que venha dessa época, leia também! Posso garantir que não vai se arrepender. Jogador Nº 1 é um baita entretenimento. Seja no filme ou no livro.


Compartilhe: