Entrespaço: Em sua primeira HQ autoral, Daniel Sousa explora a liberdade e a escolha da vida de um astronauta e nos faz refletir nesse processo.
Realizar um sonho é mágico. Quem já teve a oportunidade sabe como é a sensação. A adrenalina, aquele misto de não acreditar estar vivendo o que parecia ser impossível. Mas, também, existe aquela parte que ninguém fala: quando seu sonho não é aquilo que você esperava. Quando aquele encontro com seu ídolo te faz desejar nunca tê-lo conhecido ou, então, quando você se vê frustrado com aquela tão sonhada experiência. É doloroso.
Em Entrespaço, vemos a trajetória de um astronauta que vê seu sonho sendo banalizado. Na verdade, ele não apenas vê, ele vivencia a banalização do seu sonho. Pois, mesmo batalhando e se dedicando por anos, no fim ele está sendo só mais uma marionete. Um peão sendo utilizado para realizar mais um trabalho. Conhecer o espaço e as estrelas se resumiu em uma missão que foi finalizada em alguns minutos.

Isso levanta muitos questionamentos em nós mesmos. Será que nosso sonho foi transformado em uma ferramenta? Não estou levantando a questão de você trabalhar com o que ama ou estar trabalhando em algo que você sonhou. Existe uma diferença em você querer trabalhar com algo e conseguir. É um sonho realizado, mas você quer trabalhar. A outra é você sonhar com alguma situação e ver que, na verdade, esse sonho só pode ser realizado com você sendo uma ferramenta. Que é o caso do nosso amigo astronauta. Ele próprio admite que foi ingênuo em achar que seria diferente.
O texto de Entrespaço é um desabafo poético. Mas, além das palavras, a narrativa gráfica também conversa conosco. Daniel Sousa faz as cenas de maneira quase cinematográfica, fazendo a gente entrar de cabeça na história. Já falei do quanto gosto da arte dele quando escrevi sobre O Bar do Pântano, mas aqui eu gosto ainda mais! 90% do quadrinho é em tela preta com o desenho feito em linhas brancas. É uma maneira muito estilosa de se fazer uma HQ em preto e branco e ela casa perfeitamente com o estilo do Daniel.
Fazia tempo que não lia nada tão reflexivo quanto esse quadrinho. Entrespaço é uma HQ fabulosa e merece ser lida por quem ama a nona arte. Você pode adquirir no site Cavernna Comics clicando AQUI e pode achar o Daniel no Twitter clicando AQUI. Por sinal, ele está idealizando uma campanha muito bacana no Catarse, plataforma que ele utilizou para financiar Entrespaço e Tachyon, sua mais nova HQ, no qual fui apoiador e que já já falarei sobre ela. Para acessar a campanha é só clicar AQUI.

Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.