O Predador não estava de todo ruim, mas esse final… nossa!
Acredito que já tenham tido essa sensação antes. O filme não estava lá aquela maravilha, mas estava te divertindo. Os clichês dos mais idiotas estavam presentes, mas as piadas e as sequências de ação faziam você reconsiderar tudo. Eis que vem o final do filme e junto com ele o final da sua paciência. É aquele final que faz você ignorar toda e qualquer concessão que tenha feito ao longo de toda projeção. Definitivamente, jogaram o final no lixo.
A primeira vez que fiquei com esse sentimento foi assistindo Wolverine Imortal. Não estava achando ruim, o filme tem umas sequências de ação bacanas, tem umas trocações de soco bem legais e até briga de espada! A espada atravesse o Wolverine e saia limpa? Sim, mas relevo por não ser um filme para maiores.
A história também não é de todo ruim, mas aí vem o final…vem o plot twist… vem a sequência de ação grandiosa pra encerrar o filme… e vem a decepção, embrulhada em uma maravilhoso combo de escolhas mal feitas (PRA QUÊ TRANSFORMAR O SAMURAI DE PRATA NAQUILO?).
Escolhas essas que eu não duvido que tenham sido empurradas pelo estúdio, já que quando o diretor, James Mangold, teve sua carta branca, nos entregou um dos melhores filmes baseados em quadrinhos, Logan. Nesse tudo fluiu bem, inclusive o final.
Pois bem, anos depois, cá estou eu sentindo esse gosto amargo novamente, dessa vez com O Predador. Mas, diferentemente de Wolverine Imortal, não foi a sequência final que me incomodou, foi a cena final mesmo.Não posso negar que o filme me divertiu, eu gostei das sequências de ação, da violência e das piadas. Fiz vista grossa para as várias facilitações de roteiro, ignorei a criança prodígio que sabe de tudo e que sempre me irrita em qualquer filme. E olha que fazer vista grossa para esse último item é difícil.Mas o final…
Diferente do nosso amigo Wolverine, onde o final do filme não influenciou para o restante da saga (isso é, até influenciaria, já que Logan perde as garras de adamantium, mas isso é um assunto pra outro dia), a cena final de O Predador influencia tudo a partir daqui. No momento em que você ganha uma armadura altamente tecnológica pra bater de frente com ele, o Predador, sendo que foi um presente do próprio Predador, você fica com a sensação de que estão fazendo tudo errado.
Na verdade, esse final me fez questionar várias vezes se eu realmente gostei do filme e dos rumos q a franquia tomou. Não que eu não goste de mudanças e atualizações de conceito, mas dá pra fazer isso sem tirar a essência. Não é só utilizar a mesma trilha sonora e jogar todo mundo numa floresta que tá tudo certo. Enfim, estou de olho em você, Shane Black, você jogou o meu Predador no lixo.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.