O Batman de Tim Burton de volta ao cinema

Compartilhe:

Batman volta às salas de cinema pela rede Cinemark, 30 anos depois de seu lançamento, em comemoração aos 80 anos do personagem.

A rede Cinemark vai aquecer o coração dos fãs do morcego ao relançar, agora em março, um dos maiores clássicos do cinema: Batman. A primeira grande adaptação do personagem para telas chegou aos cinemas em 1989. Dirigido por Tim Burton e estrelada por Michael Keaton, Kim Basinger e Jack Nicholson, o filme quebrou recordes de bilheteria em uma época em que os filmes de super-heróis ainda não eram comuns.

O filme mostra a guerra do Batman contra o crime organizado em Gotham, mas aqui, o Cavaleiro das Trevas é tratado apenas como uma lenda urbana, na qual a polícia se recusa a acreditar, mas que vai crescendo no boca a boca entre os criminosos. Na sua primeira aparição, a conversa entre os criminosos é justamente essa, enquanto um jura que as histórias sobre o “morcego gigante” é real, o outro trata com desdém, afinal, as pessoas falam demais. O Batman de Keaton é de poucas palavras e está sempre escondido nas sombras, a teatralidade é um dos pontos mais fortes dele.

Toda a estética de Gotham é a cara do Batman. Tim Burton soube construir um lugar que você percebe que tem alma, uma cidade que tem história e que está completamente mergulhada no crime. E aqui entra Jack Nicholson, interpretando o mafioso Jack Nappier, que logo se tornará o Coringa. A Interpretação de Nicholson é aclamada até hoje, seu Coringa marcou época e uma geração. E fechando o trio de protagonistas temos Kim Basinger como a repórter Vick Vale, uma das poucas que acredita na história de que o Batman possa ser real, ela se junta ao também repórter Alexander Knox, interpretado por Robert Wuhl.

Não poderia escrever esse texto e deixar de falar do Bat-Móvel, que ainda é o mais bonito que o morcego já utilizou nos cinemas. O carro também seria utilizado na sequência em ‘’Batman, O Retorno’’ de 1992. De lá pra cá tivemos muitas versões do carro, mas essa de 1989 ficou imortalizada na memória dos fãs e até hoje leva colecionadores à falência. Outro veículo também presente no filme é a Bat-Asa, que o Batman usa no final do filme em seu confronto decisivo contra o Coringa.

Falando de uma maneira bem pessoal, Batman sempre foi meu personagem favorito. E esse filme foi o responsável, foi através dele que conheci o personagem, ainda muito pequeno. Depois vieram os desenhos animados e, por último, os quadrinhos. Portanto, sei a emoção que muitos fãs tiveram com essa notícia, tanto os que não puderam assistir na época, como eu, que ainda nem era nascido, como os da velha guarda, que vão poder matar a saudade de assistir a esse filme nos cinemas novamente.

Então não perca tempo, verifique os horários das sessões da rede Cinemark em sua cidade e garanta já seu ingresso. O filme vai passar nos dias 26 e 30 de março.   


Compartilhe: