A chegada do reality ao Brasil é uma chance de conhecer uma arte muito vasta.
Finalmente, o grande momento chegou: a estreia de Drag Race Brasil! A tão aguardada primeira temporada está entre nós e, para comemorar, resolvemos listar alguns filmes que se utilizaram da arte drag em seu enredo.
Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar
A comédia de 1995, estrelada por Patrick Swayze, Wesley Snipes e John Leguizamo é o típico road movie americano em que um grupo de desajustados de cidade grande precisa se virar no interior. Nesse caso tendo como grande desafio enfrentar cidadãos de mente fechada, tudo com muito bom humor.
Pink Flamingos
O filme de 1972 pode ser descrito como curioso ou mesmo bizarro. Protagonizado por Divine, drag que futuramente viria a inspirar a Úrsula de A Pequena Sereia, o filme é uma experiência única para se dizer o mínimo. Deixe sua curiosidade te levar e assista de mente aberta.
Priscilla, a Rainha do Deserto
Outro road movie, o filme de 1994 consegue unir comédia e drama, além de ótimas cenas musicais. Estrelado por Hugo Weaving e Guy Pearce, o filme marcou uma geração.
Paris is Burning
O documentário de 1991 é um marco para a comunidade LGBT, retratando a cultura drag de Nova Iorque dos anos 80, passando pelo ballroom, vogue e outras complexidades. Ele é único em cada um de seus detalhes, mostrando os sonhos de pessoas que sempre tiveram que viver à margem da sociedade, mas que, ali naquele lugar que lhes foi imposto, criaram sua própria comunidade, suas famílias e sua arte.
Obviamente a arte drag, a arte queer é muito maior e mais completa do que esses pequenos recortes de entretenimento podem oferecer, mas aqui já podemos ter um ótimo começo para aqueles que desejam aprender mais sobre esse mundo.
Drag Race Brasil já está disponível no Paramount+.
Confira o trailer de Drag Race Brasil:
Mais um jornalista de cultura pop e otaku nas horas vagas.