Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

Compartilhe:

Confira nossa lista com 10 filmes que abordam a luta contra o racismo.

No dia 20 de novembro, celebramos o dia da Consciência Negra. Nessa data de tamanha importância, lembramos do quão urgente é essa luta contra o racismo no nosso país e no mundo. Não apenas hoje, como todos os dias, lembremos do sofrimento e da força de toda população negra. Por isso, juntamos alguns filmes que falam sobre o tema para reflexão e aprendizado.

1- Harriet – O Caminho para a Liberdade (2019)

 “Harriet” conta a história inspiradora da lutadora pela liberdade Harriet Tubman, narrando sua fuga da escravidão e suas missões corajosas para conduzir escravos à liberdade através da Underground Railroad antes da Guerra de Secessão. O elenco conta com o vencedor do Tony Award e do Grammy Award, Leslie Odom Jr., Joe Alwyn, a vencedora do Grammy Award, Jennifer Nettles e Clarke Peters.

O filme está disponível no Prime Video: Harriet – O Caminho para a Liberdade.

Harriet – O caminho para a liberdade

2- Malcom X (1992)

Uma homenagem ao controverso ativista negro e líder da luta pela liberação negra. Ele chegou ao fundo do poço durante seu encarceramento nos anos 50, tornou-se um muçulmano negro e, mais tarde, líder da Nação do Islã. Seu assassinato em 1965 deixou um legado de autodeterminação e orgulho racial.

O filme, que foi indicado ao Oscar, está disponível na Claro Video: Malcom X.

Malcom X

3- Raça e Redenção (2019)

Ativista de direitos civis Ann Atwater (Taraji P. Henson), bate de frente com C.P. Ellis (Sam Rockwell), líder exaltado do Ku Klux Klan em Durham, na Carolina do Norte, de1971, sobre a questão de integração nas escolas.

O filme está disponível no Prime Video: Raça e Redenção.

Raça e Redenção

4- Estrelas Além do Tempo (2016)

A incrível verdadeira história não contada de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) – três mulheres afrodescendentes brilhantes que trabalharam na NASA, e que foram o cérebro por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn. Esta espantosa conquista estimulou o mundo e inspirou várias gerações a ter grandes sonhos.

O filme está disponível na Disney+: Estrelas Além do Tempo.

Estrelas Além do Tempo

5- Infiltrado na Klan (2018)

Do visionário cineasta Spike Lee, esta é a incrível história real de um herói americano. Produzido pela equipe vencedora do Oscar, pelo filme Corra!, Infiltrado na Klan mostra uma análise destemida e realista das relações raciais na América da década de 1970, tão relevante no mundo tumultuado de hoje.

O longa está disponível no Prime Video: Infiltrado na Klan.

Infiltrados na Klan

6- A Cor da Minha Pele (2021)

Este curta de animação, dividido em 6 partes, conta experiências infantis relacionadas ao racismo por meio de depoimentos reais de seis jovens com idades entre 11 e 15 anos.

A animação está disponível na GloboPlay: A Cor da Minha Pele.

A Cor da Minha Pele

7- Os Panteras Negras (1968)

No ano de 1968 em Oakland, membros dos Panteras Negras são entrevistados, abordando temas como encarceramento, porte de armas, estética negra e poder feminino. Os Panteras Negras são lembrados como símbolo de resistência antirracista nos Estados Unidos até hoje.

O documentário está disponível na GloboPlay: Os Panteras Negras.

Os Panteras Negras

8- 12 Anos de Escravidão (2013)

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

O filme, que levou para casa 3 estatuetas do Oscar, está disponível no Star+: 12 Anos de Escravidão.

12 Anos de Escravidão

9- Green Book (2018)

Tony Lip, um segurança ítalo-americano, é contratado como motorista do Dr. Don Shirley, um pianista negro de classe alta, durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos. Confrontados com o racismo, o perigo – assim como pela humanidade e o humor inesperados – eles são forçados a deixar de lado as diferenças para sobreviver e prosperar nessa jornada.

O longa vencedor do Oscar está disponível no Prime Video: Green Book.

Green Book

10- What Happened, Miss Simone?

Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária cantora e ativista Nina Simone. Indicado ao Oscar, este emocionante retrato da vida da cantora levou o Emmy de Melhor Documentário e está disponível na Netflix: What Happened, Miss Simone?

What Happened, Miss Simone?

Entre tantas outras produções incríveis, separamos essas para ilustrar nossa lista. Escolham uma, assistam, reflitam e vamos seguir na luta pela conscientização e contra o racismo.  


Compartilhe: