Avatar 2 | James Cameron, seu danado!

Compartilhe:

Goste ou não de Avatar, uma coisa é certa: James Cameron lança um filme a cada 50 anos e sempre surpreende. 

Existe uma discussão em volta de Avatar: ele é um filme popular ou não? As pessoas discutem Avatar na mesinha de bar e quase se esbofeteiam na mesma intensidade quando o assunto é DC x Marvel e Star Wars?  

Bom, os números estão aí. Avatar: O Caminho da Água já é a terceira maior bilheteria de todos os tempos, ficando atrás do primeiro Avatar e de Vingadores: Ultimato. Ah, de quebra, o filme que vem logo atrás dele é ninguém menos que Titanic. O top 4 de filmes mais lucrativos da história é de um homem: James Cameron.

Mas, voltando, pode um filme que faturou tanto não ser popular? Ou o público “geek” está olhando apenas para o seu umbigo e ignorando o grande público? Sabe, aquela pessoa que tá de passagem pelo shopping e se anima de ver um filminho no cinema de vez em quando.

Se existem milhares de pessoas assim e Avatar atinge todas elas, logo, acho que podemos considerá-lo um filme popular, não? Quero saber o que você acha. Mas, antes te convido a falar sobre o filme em si. Confesso que o primeiro Avatar não é um filme que eu goste tanto. Acho legal? Sim. Acho isso tudo? Não. Mas, e o Caminho da Água? Esse sim, meu nobre! 

Se a história do primeiro não me agradou tanto, o segundo me satisfez por completo. Ao dar uma família para Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña), a história ganhou um novo nível de emoção, já que a prioridade de Jake agora é proteger sua família, mesmo que ele tenha que abdicar a liderança de seu povo.

Três horas de duração pode parecer exagerado, mas o filme consegue utilizar bem o tempo, principalmente nas cenas com mais contemplação da natureza que, sim, faz parte da história. Isso já vem desde o primeiro filme, a forte conexão com natureza é algo que faz de Avatar ser o que ele é.

James Cameron levou todos esses anos estudando a vida marinha. Ele desenvolveu novas tecnologias para poder criar essa parte aquática de Pandora e expandir mais o universo de Avatar. Por sinal, essa é uma das coisas que mais gostei. Os Navy da água são diferentes dos da floresta, tanto na forma física quanto na cultura.

Mas, o que podemos falar em relação a ação? As sequências que envolvem tiro, porrada e bomba são realmente espetaculares. Embora a última parte seja um tanto longa demais. Não chega a ser cansativo, mas rola aquela sensação de “essa briga já poderia ter acabado”, só que é tudo tão bem feito e bonito que no fim nós só queremos bater palmas.

O fato é que James Cameron conseguiu a atenção do grande público mais uma vez e, 13 anos depois, provou que o primeiro Avatar não foi apenas um golpe de sorte e, sim, de competência.

Goste ou não, concorde ou não, mas a verdade é que Avatar escreveu um novo capítulo na história da cultura pop e seu universo está mais que consolidado. 

Confira o trailer de Avatar: O Caminho da Água


Compartilhe: