A Voz Que Resta é baseado na peça homônima de Vadim Nikitin, dirigido e interpretado por Roberta Ribas e Gustavo Machado.
O filme conta a história de Paulo (Gustavo Machado), jornalista em crise, que em uma noite de bebedeira, expõe o seu relacionamento com a vizinha casada, Marina (Roberta Ribas). Entre goles e cigarros, o monólogo trata sobre o papel da escrita e a subalternidade de Paulo nessa relação. O estilo de “filme de guerrilha”, como define os criadores, conta com um cenário simples, apenas dois atores e investe em criar um mergulho na mente de Paulo.
Duas cores dominam o filme, o azul e o vermelho. O vermelho, que aparece em maior tempo, somado a sala caótica representa bem o estado mental angustiado do protagonista que sofre com a rejeição de sua amada. Já o azul aparece em momentos pontuais em que os flashbacks tomam conta da cena e mostra o alívio do protagonista ao relembrar os momentos juntos do casal.

A estrutura do filme é o que mais o diferencia. A câmera acompanha de perto Paulo, com poucos ângulos abertos, em alguns momentos só partes do rosto são enquadradas. O cenário é um só: a sala de estar dele em algum lugar movimentado de São Paulo. Marina aparece, às vezes, de relance sem enquadramento no rosto dela.
O texto que toma protagonismo no filme é narrado por Paulo que está terrivelmente bêbado. Suas reflexões muitas vezes são desconexas, indo as experiências do narrador como editor de um grande jornal em que era necessário preencher um mínimo de palavras, o que ele faz sem nenhum prazer, até os encontros com Marina no elevador em que precisa disfarçar o interesse. Alguns momentos o texto fica andando em círculo, repetindo e voltando para os mesmos temas.

Por fim, “A Voz Que Resta” é um filme que exige do espectador um esforço. A estrutura não convencional e o texto linear fazem com que o filme fuja do convencional. Gustavo Machado tem uma interpretação muito forte, marcada pela agonia do personagem. O texto que, por vezes é confuso e enfadonho, apresenta reflexões interessantes e até algumas boas piadas.
Sinopse de A Voz Que Resta:
Paulo, um jornalista frustrado, se envolve com sua vizinha casada, Marina, enquanto lida com um emprego medíocre e bloqueio criativo. Em uma noite de embriaguez, ele grava uma carta de despedida repleta de amor e ódio em um cassete para ela, expondo seus demônios emocionais diante da câmera.
A Voz Que Resta foi lançado no Brasil pela Pandora Filmes em 06 de fevereiro.

Estudante de letras, com interesse em filme de hominho e literatura de fantasia. Curte assistir e praticar esportes, adora ir ao cinema e é torcedor do Palmeiras.