Pequena Sereia

A Pequena Sereia | Parte do nosso mundo

Compartilhe:

A Disney, apesar de muitas críticas negativas, conseguiu entregar o live-action da pequena sereia com um bom desempenho e manter a essência da sereia mais famosa do mundo. 

O conto original, A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, foi publicado em 1837 e adaptado como animação pela Disney em 1989. Foi um sucesso estrondoso! Inclusive, levando pra casa um Oscar de melhor trilha sonora, fora o Grammy, Globo de Ouro, entre outros… Ou seja, missão difícil para um remake trinta e poucos anos depois.

Não foram poucas as críticas que sucederam o anúncio dessa versão live-action e da escolha da atriz que interpretaria Ariel, Halle Bailey. Era difícil ler qualquer matéria sobre o assunto sem se deparar com quinhentos comentários extremamente grosseiros e até de cunho racista sobre a atriz. Muitos duvidaram que a Disney iria entregar algo realmente bom e que A Pequena Sereia versão 2023 faria sucesso.

Contudo, podemos dizer que o filme superou todas essas expectativas, foi muito além de ser só mais um live-action e Halle desempenhou seu papel com excelência e maestria. É fácil notar quanto amor há em cada cena. Ela simplesmente é a Ariel. Seu jeito meigo, curioso, atrevido e, principalmente, sua voz encantam a cada momento. A versão da música principal da personagem, Part of Your World, na voz de Halle, é simplesmente de arrepiar!

Falando ainda sobre as músicas, o filme conta agora com a presença do premiado Lin-Manuel Miranda (de Hamilton e Encanto) trabalhando na trilha sonora e inclui mais algumas canções que não estavam no desenho adaptado, como a do príncipe Eric e do Sebastião com o Sabichão (aliás, essa é bem característica do compositor!). Será que vem mais prêmios por aí para o Manuel? 

Leia também: Encanto | A importância de sermos nós mesmos

Sobre o filme em si, podemos citar uma ou outra derrapagem. Lacunas desnecessariamente abertas, histórias e personagens só jogados sem muito aprofundar-se. O pobre Linguado ficou ainda mais esquecido do que na animação. Podemos levar em consideração, obviamente, que grande parte do filme se passa fora do mar, mas ainda assim vemos pouco do melhor amigo da garota. 

Em contrapartida, há mais foco nos sonhos e nos anseios dos protagonistas. Ariel é ainda mais apaixonada pelo mundo humano e por tudo que ela sabe sobre ele (ou o que o Sabichão acha que sabe!). A pequena sereia canta sua fascinação pelos humanos com tanta paixão e sonha com tudo que poderia ser e fazer se tivesse oportunidade. Já o príncipe Eric tem o sonho de alcançar os sete mares e reluta em assumir seu lugar no trono. Seu objetivo é explorar o desconhecido e aprender mais sobre o mundo marítimo. Essa relação foi ainda mais trabalhada no longa. A ingenuidade da sereia e o ar cativante do rapaz se unem para transmitir uma química gostosa de ver. Realmente, o casal é lindo! 

Ariel (Halle Bailey) e Eric (Jonah Hauer-King)

Podemos dizer que a Disney finalmente voltou a acertar em live-actions com A Pequena Sereia. É um filme contagiante, animado, instigante e que, agradando aos que cobram, adaptou fielmente grande parte da animação. Longe de ser o melhor, ele permeia entre algo incrível e mediano em certos momentos. Mas, de fato, a escolha da protagonista foi o maior acerto da produtora. Halle, além de linda, é talentosíssima e com toda elegância calou a boca dos haters e conquistou o seu lugar no nosso mundo. 

A Pequena Sereia – Trailer


Compartilhe: