A Liga Extraordinária, filme de 2003, teve como base a HQ de Alan Moore e possui a junção de vários personagens clássicos escritos por grandes nomes da literatura, desde Bram Stoker a Júlio Verne. Conheça mais sobre esses personagens!
Eu sempre fui apaixonada por livros e literatura em geral. Quando comecei a assistir A Liga Extraordinária, no alto dos meus 13 anos de idade, fiquei completamente apaixonada! Como assim um filme de aventura com os grandes nomes da literatura se unindo contra um super-vilão?! Como eu era uma ratinha de biblioteca, foi maravilhoso reconhecer cada personagem, cada referência! Sim, eu amo esse filme!
Por isso, resolvi fazer esse texto para falar sobre cada personagem e, quem sabe, trazer a nostalgia aos que assistiram na época e despertar o interesse de quem não o conhece.
Para começar, precisamos saber que o filme da Liga Extraordinária é baseado na HQ de mesmo nome escrita por Alan Moore e desenhada por Kevin O’Neill e que alguns personagens foram alterados, como o vilão “O Fantasma”, e incluídos, como Tom Sawyer e Dorian Gray.
- Tom Sawyer é personagem do grande clássico infanto-juvenil As Aventuras de Tom Sawyer, do escritor americano Mark Twain (1835-1910). Tom é um menino esperto que vive muitas aventuras ao lado de seu amigo, Huckleberry Finn. Suas histórias se passam no sul dos Estados Unidos e Mark Twain usa seu livro para criticar a escravidão que ainda era vigente lá. No filme, o papel é desempenhado por Shane West.
- Dorian Gray é o protagonista de O Retrato de Dorian Gray, romance escrito por Oscar Wilde (1854-1900). Dorian é um homem extremamente belo, sedutor e que não envelhecia com o passar dos anos. Seu segredo é que um retrato envelhecia por ele. No longa, o ator Stuart Townsend é quem dá vida ao personagem.
- Allan Quatermain é um explorador inglês, protagonista dos romances As Minas do Rei Salomão e Allan Quatermain, do escritor britânico Henry Rider Haggard (1856-1925). Os livros são narrativas das aventuras de Quatermain no continente africano. No longa, ele é interpretado por Sean Connery.
- Mina Harker é personagem do romance Drácula, de Bram Stoker (1847-1912). No livro, Mina é a responsável pelos escritos e pesquisas sobre o Conde e é atacada por ele tornando-a vampira por algum tempo. No longa, é interpretada por Peta Wilson.
- Dr. Henry Jekyll e Mr. Edward Hyde são personagens do livro O Médico e o Monstro, do escritor Robert Louis Stevenson (1850-1894). Nele, após uma experiência sem sucesso, Dr. Jekyll se transforma no horripilante Mr. Hyde e busca algum antídoto para se livrar de seu alter-ego. Em A Liga Extraordinária, o médico é o ator Jason Flemyng. Há uma curiosidade em relação ao alter-ego desse personagem no longa, eles fazem uma referência bem legal ao livro Assassinatos na Rua Morgue de Edgar Allan Poe.
Leia também: Assassinatos Na Rua Morgue, de Edgar Allan Poe
- Homem Invisível é o cientista Hawley Griffin, criado no romance O Homem Invisível, do famoso escritor inglês H.G. Wells (1866-1946), que acredita ter descoberto a fórmula para tornar as pessoas invisíveis. Ficando obcecado com essa descoberta, ele acaba testando a experiência em si próprio e o resultado se torna definitivo. No filme, o personagem se chama Rodney Skinner (por questões de direitos autorais) e é interpretado por Tony Curran.
- Capitão Nemo é o lendário comandante do submarino Nautilus de Vinte Mil Léguas Submarinas, um clássico da ficção científica do escritor francês Júlio Verne (1828-1905). No livro, o Capitão Nemo viaja pelas profundezas do oceano, fugindo da civilização, tentando uma nova vida, porém interferindo quando necessário, por exemplo, afundando navios de guerra. O ator indiano Naseeruddin Shah vive o comandante no filme.
- Professor James Moriarty é o arqui-inimigo de Sherlock Holmes, grande detetive criado por Arthur Conan Doyle (1859-1930), e também é apresentado em A Liga Extraordinária. Porém, não posso falar muito para não dar spoilers a quem ainda não assistiu.
Mais algumas curiosidades sobre esse filme:
- Há um easter-egg na cena em que a Liga Extraordinária está em Paris. Quando eles passam por um muro, há nele um pôster, onde estão visíveis dois nomes: Dr. Alan Moore e Dr. Kevin O’Neill, criadores da HQ na qual o filme se baseia;
- Outro easter-egg está na revista que aparece na mesa de Allan Quatermain. Chamada “The Strand“, trata-se da revista onde Arthur Conan Doyle publicou as suas primeiras histórias de Sherlock Holmes;
- O formato da máscara do Fantasma é uma releitura da máscara do “O Fantasma da Ópera“, livro do escritor Gaston Leroux;
- O personagem M, interpretado por Richard Roxburgh, é uma referência ao personagem de mesmo nome dos livros de James Bond, escritos por Ian Fleming;
Todos esses livros citados são excelentes, são clássicos que vão durar por muitos e muitos anos nas bibliotecas desse mundo e, para mim, ter um filme com todos esses personagens icônicos juntos é simplesmente maravilhoso.
Então, se ainda não conhece, dê uma oportunidade para essa Liga de super-heróis literários (que eram nossos Vingadores dos anos 2000 hahaha) e se prepare para um filme bem divertido no melhor estilo Sessão da Tarde. E, se você faz parte da turma que curtiu essa época, se entregue à nostalgia e prepare sua pipoca!
Apaixonada por arte, música, literatura e filosofia. Adora a Disney, Harry Potter e Sherlock, além de ser viciada em memes. Ri de tudo, é meio perdida nas ideias, viajante do tempo nas horas vagas, só anda com fones nos ouvidos e ama tudo que é fofinho, inclusive o editor-chefe desse site.
No filme o personagem, Allan Quatermai, morre.
No final da a entender que ele será ressuscitado, ele realmente é ressuscitado? Com base nas HQs.
Gente, estou amando ter conhecido esse site. Estou amando os posts e tudo mais.
Vou assistir esse filme de novo, que foi um dos meus favoritos de quando era mais novo.