13-Sentimentos-Topico_42_Daniel_Ribeiro

13 Sentimentos | O luto do fim de um relacionamento

Compartilhe:

Novo filme de Daniel Ribeiro, o mesmo diretor de “Hoje Quero Voltar Sozinho”, 13 Sentimentos é fofo e diverte ao brincar com estereótipos.

Superar relacionamentos longos nunca é fácil; como em um processo de luto, passamos por diversas fases até que a vida comece a caminhar normalmente. No caso do protagonista, João, foram 10 anos ao lado de alguém com quem ele dividia todos os momentos. “13 Sentimentos” aborda esse caminho de superação, passando por todos os desafios de ser um homem gay solteiro na cidade de São Paulo.

A cidade, apesar de não ser parte intrínseca da história, serve para delimitar um recorte específico de pessoas. É fácil observar isso olhando para a profissão dos personagens. Por exemplo, João é cineasta e, ao seu redor, encontram-se diversos publicitários e pessoas do meio audiovisual. Além das profissões, é possível ver ao fundo pessoas com bonés do MST, ecobags, entre outros recortes bem reconhecíveis de um nicho e uma classe social.



Não somente esses signos da cidade são reconhecíveis como também os estereótipos LGBTs que são apresentados, como o gay infiel, o casal que está há anos junto e resolve abrir o relacionamento, o melhor amigo que não quer se comprometer e até criadores de conteúdo para o OnlyFans. Está tudo ali, como uma caricatura desse meio. Esse exagero, feito de forma intencional ou não, acaba por gerar situações divertidas, apesar de poder irritar aqueles que convivem muito de perto com pessoas similares. Tudo parece um grande debate em uma rede social.

A metalinguagem aplicada na narrativa do filme ajuda a entender melhor os anseios de seu protagonista, suas indecisões e evidencia como ele se encontra perdido no seu retorno à solteirice. Com isso, Daniel Ribeiro consegue construir uma narrativa leve e divertida em diversos momentos ao brincar com o exagero das reações de seus personagens.

Apesar de às vezes tudo parecer um pouco robotizado em excesso, com personagens travados e diálogos que soam estranhos, o filme consegue ser uma boa adição para aqueles que procuram uma comédia romântica leve e sem a intenção de reinventar a roda.

13 Sentimentos – Trailer

13 Sentimentos

Compartilhe: