Return to Hogwarts: Especial em comemoração aos 20 anos de Harry Potter foi lançado na HBO Max e já ganhou os corações dos potterheads.
Há 20 anos, Harry Potter e a Pedra Filosofal ganhava o mundo com sua magia, seus enigmas e mistérios a serem resolvidos. Apesar do livro já existir, o filme fez com que a história criada por J.K Rowling alcançasse fãs de todo canto do planeta. Virou uma febre e é inegável o poder do mundo que essa mulher criou. Ele se estende muito além da bruxaria e da trama em si. Envolve toda a história de carinho e amor que os fãs têm pela saga. Eu sou uma delas.
Eu tive o privilégio e o prazer de acompanhar o universo de Harry Potter no seu auge. Apenas não assisti no cinema, na época, o primeiro filme. Quando saiu A Câmara Secreta eu já era vidrada, já estava lendo os livros e colecionando qualquer item que saísse nas revistas. Tinha 12 anos e tudo era muito mais difícil financeiramente. Lembro de passar os meses juntando todo dinheiro possível, seja para investir nos filmes, garantir o álbum de figurinhas, comprar qualquer revista que saísse com o nome dos atores/personagem nas capas, etc. Qualquer coisa, eu queria! Foi uma época incrível.
Porém, apesar de lembrar de tudo isso com carinho, lembro também dos problemas familiares, depressão e situações que passei ao longo desses anos, como a grande maioria da população, obviamente. E uma das coisas que me dava sensação de paz e porto seguro era Harry Potter. Com a saga, eu me sentia em outro universo, com milhões de possibilidades, me sentia protegida e inalcançável, podia imaginar situações diferentes das que eu vivia na minha realidade, era meu ponto de escape, meu conforto. Fiz amigos especiais, vivi toda a emoção de esperar os livros saírem, dos filmes serem lançados, de correr contra o tempo para garantir os ingressos da pré-estreia. Nossa, queria poder voltar no tempo e viver tudo outra vez!
No ano passado, pude voltar a sentir um pouco dessa emoção. Meus filhos começaram a assistir os filmes numa maratona em família e, já no primeiro filme, ficaram incrivelmente fissurados por Harry Potter! Querem tudo, perguntam tudo, pediram jogo pro Papai Noel e até cogitaram fazer a festa de aniversário no tema! O ponto alto dos papais babões foi poder levá-los para assistir A Pedra Filosofal no cinema quando lançaram no ano passado (em comemoração aos 20 anos do filme). Poder viver isso com eles foi inesquecível e indescritível.
Return to Hogwarts trouxe muito desse sentimento. Os atores falaram sobre poder ver as novas gerações de fãs que não param de surgir, sobre poder mostrar aos filhos toda a magia da saga Harry Potter e eu só sabia chorar porque ESTOU VIVENDO ISSO! Agora estamos criando novas lembranças, sentindo, ao mesmo tempo, a nostalgia da paixão aflorada e o encanto de passar adiante esse sentimento. Novos fãs sempre irão surgir e, como nosso querido Robbie Coltrane disse no especial, isso perpetua os personagens e a saga.
Quanto ao especial, eu passei o tempo todo em lágrimas, pois está simplesmente maravilhoso. Eles souberam dosar as emoções, brincar com as histórias e nos envolver. Foi incrível poder vê-los ali reunidos, compartilhando lembranças, rindo, sendo gratos por terem participado da saga e por terem contribuído positivamente na vida dos fãs. É inegável como o amor aflora em cada um ali. Eles são e sempre serão parte das nossas vidas. Inclusive os que não estão mais aqui.
Esse texto é muito mais uma carta de amor a Harry Potter do que uma resenha em si. Pois não consigo encontrar outra forma de dizer o quanto amei Return to Hogwarts do que falar da nostalgia que me apossou. O amor que os fãs têm pela obra (não pela autora, dá para separar, sabe?) é algo que ultrapassa qualquer barreira. Marcou minha geração, a geração seguinte e a próxima, a outra e a outra…
Harry Potter é uma saga sobre amizade, amor, respeito, união, sobre vencer obstáculos e não desistir dos nossos sonhos. Mesmo 20 anos depois, meu coração sempre se encantará com a magia de Hogwarts, a vontade de repetir as falas ainda está aqui e ainda há muitas lágrimas para chorar as despedidas.
Return to Hogwarts está disponível na HBO Max
After all this time?
Always!
Apaixonada por arte, música, literatura e filosofia. Adora a Disney, Harry Potter e Sherlock, além de ser viciada em memes. Ri de tudo, é meio perdida nas ideias, viajante do tempo nas horas vagas, só anda com fones nos ouvidos e ama tudo que é fofinho, inclusive o editor-chefe desse site.