A cantora e compositora, Matsuko Mawatari, de Yu Yu Hakusho, esteve presente no Anime Friends e encerrou sua carreira, se apresentando ao vivo pela última vez. Confira a entrevista:
Se você é fã de Yu Yu Hakusho, Matsuko Mawatari é responsável pela trilha sonora da sua vida. A compositora esteve presente no Anime Friends Rio no sábado (16/07), onde se apresentou ao vivo pela última vez e encerrou sua carreira nos palcos.
Os fãs que estiveram presentes testemunharam o adeus de uma lenda das músicas de anime. As canções de Matsuko Mawatari estão vivas graças ao amor dos apaixonados por Yu Yu Hakusho, anime que foi uma verdadeira febre no Brasil.
Confira a entrevista coletiva como Matsuko Mawatari, que rolou na sala de imprensa e que contou com a tradução de Monica Velozo.
Como você descobriu seus novos talentos artísticos?
Essas novas formas de arte se deram porque enquanto eu estava hospitalizada, não tinha acesso a nada do que fazia antes. Não podia ouvir música e nem tocar, tudo que eu tinha era o papel dos remédios e um lápis que peguei emprestado.
Dessa forma que comecei a escrever e desenhar, foi uma nova forma que encontrei de me expressar. Agora em agosto vou participar de uma exposição internacional no Japão, quem estiver por lá nessa época do ano poderá ver algumas das minhas obras.
Conte um pouco sobre o período que ficou afastada dos palcos:
Essa é uma época em que fiquei mesmo mal, a minha voz não saía e eu não conseguia mexer meus dedos para tocar. Foi um momento muito difícil para mim, uma época em que eu achei que não poderia voltar. Mas, me foquei em uma carreira diferente, para ensinar e com o passar do tempo muitas pessoas me apoiaram e, graças a Deus, consegui retornar.
Quais foram suas inspirações nessa época acadêmica?
Nessa época eu tinha foco em compositores de música clássica. Mas, conforme fui mudando de estilo, fui tendo outras inspirações também, só que mais voltadas para pop, como Stevie Wonder, por exemplo, entre outros cantores.
Você foi professora de música para algum outro cantor anime?
Não sei se são famosos aqui, mas existem outros cantores de anime que eu ensinei.
Você leu o mangá antes de compor a música de Yu Yu Hakusho? Quais são seus personagens favoritos?
Sim, eu li o mangá antes de compor a música. Os meus personagens favoritos são o Kurama e o Sensui.
Como foi o processo de gravação da música de abertura de Yu Yu Hakusho?
Eu crio a música em uma ordem diferente das que vocês escutam, como parte 1, parte 2 e parte 3. Mas na hora que estou compondo é tudo embaralhado. As vezes começo pelo refrão, às vezes começo pelo final. Eu peguei a parte inicial da música, quando aparece o título, que é uma parte importante, comecei por ali, depois fui adiantando e passando para a próxima. No final, na parte que fala de solidão, eu quis trazer um pouco de esperança para as pessoas que se sentem solitárias.
Matsuko Mawatari, você tinha noção desse carinho dos fãs brasileiros com você, principalmente para a geração que assistia Yu Yu Hakusho? Como você está sentindo a recepção no Rio e em São Paulo?
Eu não tinha ideia de que as pessoas gostavam tanto de Yu Yu Hakusho. Esta é a segunda vez que eu venho ao Brasil, mas antes de vir eu não fazia ideia de que as pessoas gostavam tanto da minha música. Na primeira vez que vi todas as pessoas cantando minhas músicas em japonês e em português, foi algo muito emocionante para mim.
Você gosta de músicas brasileiras, como as de Maysa Matarazzo e a bossa nova?
Sim, gosto muito de bossa nova, principalmente do Sérgio Mendes, que eu escuto bastante. As músicas brasileiras têm me inspirado muito desde que cheguei aqui, ontem mesmo fiquei dançando samba.
O que você acha das adaptações das suas músicas para o português?
Gostei muito das adaptações para português, porque consigo ver o toque da cultura brasileira. Toda a adaptação de arranjo e de voz, eu acho muito maneiro. Quando fecho os olhos, posso ver o céu azul enquanto escuto a música.
Você está encerrando sua carreira aqui. Por que escolheu o Brasil? O que tem achado do país?
O show no Brasil foi uma feliz coincidência, porque as pessoas aqui gostam de mim há tanto tempo e, como fui convidada, achei que era um bom momento para encerrar minha carreira.
Eu gosto muito das pessoas, elas são sempre muito abertas, calorosas, emotivas e, como também sou emotiva, gosto que as pessoas daqui sejam. Além disso, todas as pessoas têm um sorriso contagiante.
O que podemos esperar de seu último show?
Eu gostaria que vocês pudessem se conectar através da música. Vou tentar não chorar neste último dia, já fazem 30 anos desde aconteceu Yu Yu Hakusho e a minha música, então espero fazer um show onde todos possam aproveitar e continuar levando no coração para sempre.
Vai sentir saudade dos palcos?
O dia de hoje é o que mais vou sentir saudade.
Matsuko Mawatari é uma cantora e compositora japonesa de J-Pop. Em 1992 ela compôs a abertura do anime Yu Yu Hakusho, Hohoemi no Bakudan. Além dessa música, ela também canta 3 dos 5 temas de encerramento da série: Sayonara Bye Bye, Homework ga Owaranai e Daydream Generation. Entre 1997 a 2012, ela ficou de fora dos palcos devido a uma doença. Durante este período, Matsuko Mawatari trabalhou como instrutora vocal.
Agradecemos a produção do Anime Friends pela oportunidade e a tradutora Monica Velozo por ter feito essa ponte. Em breve traremos a entrevista com Hiroshi Watari, o Sharivan!
Clique AQUI e leia a entrevista com Takumi Tsutsui, o Ninja Jiraya.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.