As mais aclamadas histórias do Zorro, publicadas na década de 1950, retornam ao Brasil em um álbum da J. Braga Comunicação.
Poucas séries dos quadrinhos dos anos 1950 angariaram tantos fãs na época de seu lançamento e nas décadas seguintes quanto as aventuras do justiceiro Zorro produzidas pelo lendário desenhista Alex Toth.
Criado pelo escritor Johnston McCulley para as revistas pulp em 1919, o justiceiro mascarado já tinha ganhado encarnações no cinema entre as décadas de 1920 e 1940 e conquistado os quadrinhos no início dos anos 1950. Porém, sua popularidade se consolidou de vez ao redor do mundo com o seriado Zorro, produzido pela Walt Disney Productions e exibido pela rede de televisão ABC a partir de 1957. O sucesso avassalador do programa televisivo levou a conhecida editora Dell Comics a licenciar seus direitos para adaptar as aventuras do espadachim mascarado para os quadrinhos já no ano seguinte.
É aí que entra Alex Toth. Com passagens à época tanto pela Marvel quanto pela DC e um estilo muito próprio, o desenhista filho de imigrantes húngaros se tornaria conhecido pelo traço dinâmico que equilibrava à perfeição luz e sombras e revolucionaria os desenhos animados ao criar personagens como Space Ghost, Homem-Pássaro, Herculoides e Galaxy Trio, além de produzir e desenvolver designs para as animações Jonny Quest, Superamigos e Os Quatro Fantásticos. Mais tarde, astros como Frank Miller (Sin City), Mike Mignola (Hellboy) e Brian Bolland (Batman: A Piada Mortal) listariam Toth como uma das maiores influências em seus estilos artísticos.
Fã do Zorro no cinema, Toth foi convocado pelos editores da Dell a adaptar para os quadrinhos os roteiros criados para a série televisiva, em histórias que seriam publicadas na revista Four Color Comics entre fevereiro de 1958 e outubro de 1959.
Também foi quando começaram as desavenças que levariam à criação de uma HQ impactante, destinada a se tornar um clássico.
TV vs Quadrinhos
Assim que recebeu os roteiros televisivos, Alex Toth notou que eles não gerariam boas histórias em quadrinhos. Os roteiros traziam (em sua opinião) diálogos demais e ação de menos, como apropriado a uma produção de televisão com orçamento limitado. Por isso, tratou de mudar muito o que havia neles, diminuindo o que considerava falatório excessivo e acrescentando cenas de ação, duelos de espada, perseguições a cavalo e sequências de mais impacto visual.
Logo ficou claro para a Dell e para a Disney que Toth estava criando suas próprias versões das histórias – um tanto diferentes dos episódios de meia-hora exibidos na TV – e se opuseram às mudanças, o que levou a brigas e discussões do artista com as duas empresas e, finalmente, a saída de Toth da série em quadrinhos.
Porém, as 18 histórias produzidas por Toth se tornaram, com o tempo, um marco para os quadrinhos, uma das séries mais influentes e marcantes do mercado de gibis pelas décadas seguintes, constantemente citada e reverenciada. Após anos sem serem republicadas, as histórias foram reunidas em sua totalidade na década de 1990 em uma edição encadernada especial que eliminou o colorido nem sempre inspirado feito por terceiros nos anos 1950 e adicionou, à arte em preto e branco, tons de cinza criados pelo próprio Toth.
É essa versão remasterizada, a favorita de Alex Toth, que chega agora ao Brasil pela editora JBraga Comunicação!
Uma obra essencial
Um herói misterioso que luta contra a opressão. Um jovem nobre que finge ser inofensivo e até covarde. Tiranos que mantém o povo sob suas botas.
Quando o galante Don Diego de La Vega retorna ao povoado da California em 1820, após completar seus estudos na Espanha, encontra os camponeses infelizes sob o jugo do Capitão Monastario, responsável pela lei e a ordem locais. Diante das injustiças que presencia, Diego adota a identidade de Zorro (“raposa”, em espanhol) e se torna um vingador mascarado que surge à noite para lutar contra os vilões que exploram seus compatriotas. Com a ajuda de seu criado, o mudo Bernardo, e o frequente auxílio involuntário do divertido Sargento Garcia, o herói vive diversas situações emocionantes, em uma série de histórias em quadrinhos que marcou época no traço ágil de Alex Toth (1928-2006).
Após trazer aos leitores brasileiros sucessos recentes como Torpedo 1972 e dois volumes de Postal, a editora agora aposta nos clássicos com As Aventuras de Zorro por Alex Toth: a Obra Completa, uma edição que merece estar na estante de todo aficionado por quadrinhos. O álbum trará 240 páginas com as 18 histórias clássicas, além de uma introdução especial, prólogo, posfácio e um artigo especial sobre a trajetória do Zorro nos pulps, no cinema, na televisão e nos quadrinhos.
Adquira diretamente no site da editora AQUI.
SOBRE O PROJETO:
As Aventuras de Zorro por Alex Toth: a Obra Completa
Histórias e desenhos: Alex Toth
Formato: 19 x 26 cm
240 páginas em preto e branco
Capa Cartonada
Gênero: Ação e aventura
Acompanha marcador de páginas
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.