Pobrefobia

Pobrefobia | Quadrinho está em campanha no Catarse

Compartilhe:

Editora Draco lança Pobrefobia, quadrinho inspirado nos relatos das ruas ouvidos ao lado do Padre Júlio Lancellotti.

Durante o segundo semestre do ano passado, a convite do Padre Júlio Lancellotti, o roteirista Rogério Faria acompanhou as rodas de conversas com pessoas em situação de rua realizadas na Paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca, em São Paulo. Ouviu muitos relatos emocionantes, que traziam experiências com o preconceito, a marginalização e a violência que essas pessoas sofrem todos os dias, mas também estavam ali histórias de amor, solidariedade e esperança. Esses relatos viraram histórias em quadrinhos.

Foi assim que nasceu “Pobrefobia – Vivências das ruas com Padre Júlio Lancellotti”, um romance gráfico composto por quatro histórias de vida que se transformaram em quadrinhos.

As artes são habilmente criadas por Laura AthaydeLila CruzLuiza Lemos Raphael Salimena. A capa é assinada por Wagner Loud.

Leia também:

Capa da Pobrefobia, por Wagner Loud

O que é pobrefobia?

Nas ruas do Brasil, centenas de milhares de pessoas enfrentam uma dura realidade. A privação não se limita à falta de condições básicas como moradia, alimentação, higiene, saúde e assistência. O preconceito também está presente, potencializando todas essas dificuldades. Pobrefobia, termo derivado de “aporofobia”, cunhado por Adela Cortina, professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Valência, descreve esse medo, aversão e hostilidade direcionados às pessoas pobres e à pobreza.

“Pobrefobia – Vivências das ruas com Padre Júlio Lancellotti” aborda essa questão por meio da linguagem dos quadrinhos. A intenção dos idealizadores é conscientizar o público e combater os estigmas associados à pobreza, mas também dialogar com a sensibilidade das próprias pessoas em situação de rua, tendo elas também como público-alvo do quadrinho.

As histórias narradas nessas páginas mostram não apenas a dureza da vida nas ruas, mas também os sonhos e os desejos que estão nas calçadas.

Pobrefobia – Vivências das ruas com Padre Júlio Lancellotti também chegará às mãos dos personagens que transitam pelas suas páginas. A Paróquia São Miguel Arcanjo, coordenada pelo padre Júlio, distribuirá gratuitamente 500 exemplares às pessoas em situação de rua. Assim, o quadrinho busca despertar nesses mesmos cidadãos, através de suas histórias, uma visão crítica da situação em que se encontram, para que possam compreendê-la e terem voz.

Além disso, a cada exemplar vendido nesta pré-venda, R$ 5,00 serão doados pela editora Draco à paróquia, colaborando com as diversas campanhas realizadas pelo Padre Júlio Lancellotti. São iniciativas como entrega de alimentos, roupas, remédios, passagens de ônibus e disponibilização de moradias. Os apoiadores receberão o comprovante da transferência via PIX após o término campanha.

O álbum de história em quadrinhos é uma publicação da Editora Draco, em formato 17 cm X 24 cm, 56 páginas em preto e branco, papel pólen bold. A capa será feita em papel cartão com boa gramatura.

Você pode acessar a campanha aqui: https://www.catarse.me/pobrefobia


Compartilhe: