Reino do Superman dá sequência a “A Morte do Superman” e mostra 4 homens de aço tentando preencher o vazio deixado por Kal-El, em um mundo desesperado por um salvador.
Produções onde o foco é a ausência do Superman não são novidade, nem em filmes e muito menos em animações. E isso sem precisar matar o homem de aço. Em Superman 2 – A Aventura Continua de 1980, Kal-El abdica de seus poderes e os recupera perto do final do filme, ali o mundo sentiu sua ausência pela primeira vez.
Em Superman – O Retorno, de 2006, o homem de aço deixa a humanidade órfã por 5 anos por conta de uma viagem até os destroços do planeta Krypton, na esperança de encontrar algum sobrevivente. No arco dividido em 2 partes “No Além” do desenho Liga da Justiça que foi ao ar em 2003, Kal-El é levado a um futuro onde o mundo acabou, e ele faz uma aliança com ninguém menos que Vandon Savage para tentar retornar ao presente, enquanto a humanidade chora a sua possível morte.
Tivemos também um outro longa animado, de 2007, que adapta a morte e o retorno do último filho de Krypton. Mais recentemente, tivemos os filmes Batman vs Superman e Liga da Justiça. Mas afinal, depois de tantas mortes, desaparecimentos e lágrimas derramadas, essa nova adaptação, que foi dividida em duas partes, seria capaz de trazer algo diferente? A resposta é sim.
Reino do Superman faz parte do universo de longas animados da DC, que teve início em 2013 com Liga da Justiça – Flashpoint. Dando sequência aos acontecimentos de A Morte do Superman, de 2018, o Reino do Superman mostra um mundo de luto 6 meses depois do ocorrido, tentando seguir em frente e buscando entender quem são as 4 figuras que surgiram carregando o símbolo do homem de aço. O que também chama atenção da opinião pública, que começa a questionar a quantidades de Supermen que surgiram após a ausência do original. O mundo parece não saber viver sem o Superman e necessita depositar a esperança em uma das 4 figuras.
Todos eles possuem uma personalidade única, e alguns têm poderes muito semelhantes ao Superman, mas é o ciborgue que mais chama atenção e é ele quem as pessoas passam a seguir cegamente. O vazio deixado pelo Superman é tão grande que as pessoas não questionam, elas só querem um salvador. É o que diz uma das falas de Superman – O Retorno quando ele diz a Lois Lane: “Escreveu que o mundo não precisa de um salvador, mas todos os dias eu escuto pessoas pedindo um.” Nem mesmo a Liga da Justiça é capaz de preencher o vazio deixado por ele.
Reino do Superman está repleto de ótimos momentos. As cenas de ação e pancadaria são sensacionais e a história da morte e ressurreição ficou muito melhor dividida em dois, não foi preciso correr com nada. Um dos grandes acertos foi fazer algo mais próximo dos quadrinhos ao mesmo tempo em que o coloca na cronologia do universo animado, criando algo único que continua a expandir. E assim como os últimos longas animados, Reino do Superman também possui uma cena pós-crédito que nos dá um gostinho do que está por vir e eu já estou aqui louco para que chegue logo.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.