As animações da DC costumam ser motivos de elogios, tanto por sua qualidade visual quanto pela narrativa, mas Injustice não consegue ser bom em nenhuma das duas.
O multiverso está aí para apresentar possibilidades, realidades alternativas e a chance de contar uma história que seria impossível na cronologia oficial. O universo de Injustice fez grande sucesso nos games nos apresentando uma realidade onde Superman enlouquece após a morte de Lois Lane, assassinada pelo Coringa. A história se expandiu para os quadrinhos e agora chegou a mais uma mídia.
Antes de tudo, só joguei o primeiro Injustice no modo versus e não li os quadrinhos, fui assistir a animação sem saber o que esperar. E olha, é ruim, viu? Essa premissa do Superman enlouquecer e matar o Coringa é interessante, mas muito mal executada (pelo menos aqui).
Já tivemos mais de um Superman do mal em animações, incluindo no clássico desenho da Liga da Justiça, quando os Lordes da Justiça invadem a nossa realidade e a tentam “consertar”, tal qual fizeram no mundo deles. Não é difícil fazer um Superman que ficou louco com seu senso de justiça, mas pera lá, assassinar adolescentes? Aí é passar de qualquer limite.
Eu sei que quando se coloca na balança o que o Coringa fez em Injustice, é pesado. Pesado demais. Por isso digo que a premissa é sim, interessante. Mas tudo que ocorre depois parecem apenas ideias cuspidas para causar impacto.
A história dos heróis divididos não se sustenta e fica difícil levar a sério algumas decisões criativas, como por exemplo, em relação ao Asa Noturna, que morre de maneira tosca e retorna de um jeito ainda mais ridículo. Parece até que eu tive um Déjà-Vu. Onde que eu vi o Asa Noturna sofrer com uma morte/ressurreição meia boca assim? Ah, na terceira temporada de Titãs (Leia o que achamos AQUI). Dick Grayson não tem sossego.
Ainda temos a conclusão, que é completamente clichê e apela para o lado emocional do vilão, pois resolver na porrada ou bolar um plano inteligente é impossível. Novamente, parece que já vi isso em outros tantos lugares. Vamos mostrar algo que vai fazer esse cara que mata criança cair na real. Confia, pô.
Com motivações ruins e mal exploradas, resoluções meia boca e um design pior ainda, Injustice é um verdadeiro pesadelo animado. Não sei se essas questões são melhor resolvidas em outras mídias, mas, neste filme, foi um desperdício de tempo que não vou recuperar mais.
Publicitário e jornalista que é apaixonado por cultura pop, coleciona tudo que vê pela frente, adora uma piada ruim e ama a revisora desse site.